Pensar Piauí

Prefeitura anuncia 23 Km de ciclovias, mas Teresina não chegará nem a 90 km

Em breve será aberta licitação para execução das obras

Foto: Cidade VerdeCiclovias
Ciclovias

Teresina vai contar agora com mais 23 quilômetros de ciclovias em vários pontos da cidade, interligando as vias já existentes para permitir que toda a capital seja percorrida de bicicleta. Em breve será aberta licitação para execução das obras.

O projeto, orçado em cerca de R$ 3,6 milhões de reais, prevê também melhorias em trechos de ciclovias localizados nas avenidas Maranhão, Henry Wall, João XXIII e Getúlio Vargas. Teresina tem atualmente 60 quilômetros de vias destinadas para a circulação de bicicletas.

As novas ciclovias serão implantadas em diversos trechos de ruas e avenidas da cidade: Avenida Maranhão; Rua Senador Teodoro Pacheco; Rua Paissandu; Rua 24 de Janeiro; Rua Dr. Arêa Leão; Avenida Miguel Rosa; Rua Eliseu Martins; Rua Simplício Mendes; Rua Clodoaldo Freitas; Avenida Prefeito Wall Ferraz; Rua Piauí; Rua João Cabral; Rua 1º de Maio; Avenida Campos Sales; Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos; Rua Amazonas; Alameda Parnaíba; Rua Desembargador Pires de Castro; Avenida Rio de Janeiro; Avenida Petrônio Portela; Rua Ceará; Avenida Raul Lopes; Avenida João XXIII; Rua Pedro Almeida; Rua Professor Darci Araújo; Avenida João Antônio Leitão; Avenida dos Ipês e Avenida dos Expedicionários.

Fernando Haddad, candidato do PT a presidência em 2018, antes havia sido prefeito de São Paulo. Em sua gestão apostou forte nas ciclovias, mas, naquele tempo, também iniciava-se a guerra ideológica de extermínio. A cada trecho novo de ciclovia, Haddad era alvo de matérias iracundas, descrevendo o incômodo da vizinhança, as críticas quanto ao trajeto escolhido, os factoides sobre os custos de construção e, por incrível que pareça, até a cor da ciclovia. 

Depois de 40 anos de administração tucana em Teresina a cidade ainda não alcança a marca de 100 km de ciclovias. A gestão municipal esquece a nova tendência das grandes cidades, a modernização e a humanização das ruas, reduzindo a ditadura implacável e insustentável dos automóveis. Ao realizar a licitação de 23 km de ciclovias faz uma festa dando por esquecido o tempo de gestão e a falta de investimento neste setor que tanto pode ajudar o teresinense. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS