Pensar Piauí

Praia alargada de Balneário Camboriú está imprópria para banho

O relatório do IMA saiu na noite de sexta-feira (16)

Foto: DivulgaçãoCamburiú

Jornal de Floripa - Primeiro vieram os arranha céus e tiraram as árvores e o sol da praia. Aí resolveram alargar artificialmente a praia. O fato é que de acordo com o Instituto do Meio Ambiente de SC, praia alargada de Balneário Camboriú está totalmente imprópria para banho.

Segundo relatório do órgão, essa é a terceira semana seguida que a qualidade do mar segue igual. O resultado é “diagnóstico da insuficiência do saneamento básico”, segundo especialista. 

O relatório do IMA saiu na noite de sexta-feira (16). Na Praia Central, o IMA analisa 10 pontos desde o Pontal Norte até a Barra Sul.
O diretor-geral da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú, Douglas Beber, questionou o resultado do instituto e afirmou que os pontos analisados pelo IMA possuem concentração de coliforme fecal inferior a 800/100 ML.

“O relatório do IMA aponta, no dia 30 de novembro e no dia 5 de dezembro, pontos impróprios pelo fato de ter sido feita a coleta das amostras para a balneabilidade em período de chuva”, afirmou Beber.

De acordo com o IMA, um ponto é considerado impróprio para banho quando em duas das últimas cinco coletas semanais a concentração do coliforme fecal for superior a 800/100mL, ou então que a coleta mais recente seja superior a 2.000/100mL.

O professor de ecologia e oceanografia Paulo Horta, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), destacou a questão do saneamento básico.
“O fato de a praia estar imprópria para o banho é um diagnóstico da insuficiência do saneamento básico que a cidade tem. Não existe uma solução mágica para isso. De fato precisamos trabalhar na grande questão, que é o saneamento básico”, afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS