Pensar Piauí

Picos: movimento popular ocupa prédio público abandonado

A polícia chegou a ir ao local mas retirou-se, não sem antes mostrar muita truculência

Foto: CidadesnanetPrédio do antigo Espaço Cidadão em Picos
Prédio do antigo Espaço Cidadão em Picos

O pensarpiaui recebeu o manifestro a seguir das entidades: MOVIMENTO DOS PEQUENOS AGRICULTORES – MPA, 
LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE, COMITÊ DE SOLIDARIEDADE DO VALE DO GUARIBAS, FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES E CONSELHOS COMUNITÁRIOS DO PIAUÍ - FAMCC e MOVIMENTO NACIONAL DE LUTA POR MORADIA – MNLM. 

Nós, dos movimentos e organizações populares, nos dirigimos respeitosamente a população em geral do Estado do Piauí para comunicar que ontem, dia 25 de janeiro, realizamos a Ocupação Popular do antigo prédio do “Espaço Cidadão”, localizado na Avenida Getúlio Vargas, na cidade de Picos. Essa ocupação, a partir de hoje, passa a se chamar “Raízes do Brasil”, um espaço de formação, arte, cultura, política, educação e distribuição de alimentos oriundos da agricultura familiar e camponesa.

Para contextualizar: o prédio em questão, havia sido solicitado há mais de dois anos ao Governo do Estado para a mesma finalidade. No final do ano de 2020, as negociações avançaram, porém, paralisaram novamente. O prédio estava em estado de completo abandono: janelas quebradas, fiação elétrica e encanamento foram completamente furtados, banheiros completamente quebrados e sendo utilizado como “banheiro público”. 

Ontem, quando estávamos em 7 pessoas realizando a limpeza do local, fomos surpreendidos com truculência verbal pelos efetivos da Polícia Militar, Rocam e Rota, assim como, representante da Polícia Civil, para que saíssemos do espaço. A imprensa foi impedida de ingressar no local e fazer registro fotográfico, com alegação que não estavam no exercício do comando e sua imagem não poderia ser feita.

Após horas de negociação e por ação da vice-governadora, Regina Sousa e do vereador, Wellington Dantas, os efetivos liberaram o espaço constrangidos por não cumprirem com o despejo. Entendemos que o governo do Estado do Piauí não enviou a polícia para tirar e nem para bater nos trabalhadores e trabalhadoras que estavam no prédio, mas eles agiram com efetiva truculência.

A solidariedade de vários companheiros e companheiras foi fundamental; advogados, advogadas, militantes, comerciantes, ambulantes que perplexos se perguntam: "se a política não apareceu quando foi depredado porque aparece agora armados até os dentes pra expulsar quem está cuidando?"

Mexemos com um formigueiro grande. Fomos informados que a ação policial foi articulada por um dos maiores empresários de Picos e do Piauí. O mesmo tem interesses particulares para a utilização do espaço. Este, chegou a proferir a seguinte fala: “Se eu fosse o gestor, mandava tirar esse povo a base de chicote.”  

O abandono do prédio gerava insegurança e preocupação a população e ao comércio próximo do espaço. A proposta é substituir o lixo, a insegurança, as fezes e urina existentes no local por um espaço que tenha alimentos saudáveis, a arte popular, a educação popular e a solidariedade.

Pedimos a todos e todas que venham visitar o Raízes do Brasil em Picos, para juntos e juntas transformarmos um prédio abandonado em um espaço de vida, arte, cultura, educação, solidariedade, ousadia e muito trabalho coletivo.


PÁTRIA LIVRE! VENCEREMOS!

Foto: MPA

Prédio do antigo Espaço Cidadão em Picos

Foto: MPA

Prédio do antigo Espaço Cidadão em Picos

Foto: MPA

Prédio do antigo Espaço Cidadão em Picos

Foto: MPA

Prédio do antigo Espaço Cidadão em Picos

Foto: MPAPrédio do antigo Espaço Cidadão em Picos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS