Pensar Piauí

PIB 2017: Piauí tem segundo maior crescimento do Brasil

A agropecuária foi o grande destaque (130%) e teve na produção de soja o melhor desempenho

Foto: DivulgaçãoProdução de soja no Piauí
Produção de soja no Piauí

O Piauí apresentou, em 2017, um Produto Interno Bruto de R$ 45,3 bilhões, um crescimento de 7,7% - o segundo maior do Brasil. Em primeiro lugar ficou o estado do Mato Grosso. A agropecuária foi o grande destaque (130,3%) e teve na soja o melhor desempenho, registrando um aumento de 211,9% na produção e, de área plantada, um aumento de 23,4%.

Os números acabam de ser divulgados pela Secretaria de Planejamento, através da da Superintendência Cepro, e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em solenidade no Palácio de Karnak, com a presença do governador Wellington Dias, da vice-governadora, Regina Sousa e secretários de Governo. A indústria de energia eólica também influenciou no resultado obtido, com crescimento de 14%.

A indústria teve redução na participação em valor, saindo de 12,7% em 2016 para 12,1% em 2017, retração que se deu principalmente em função das atividades da construção civil, que teve uma queda de 9,8%, reflexo da crise nacional, segundo o secretário de Planejamento, Antônio Neto. O setor de serviços também reduziu sua participação no PIB de 82,2% para 78,5%.

O comércio teve um crescimento de 1%. As vendas de madeiras e materiais elétricos registraram um aumento de 100% . Veículos e motocicletas uma alta de 21,7%.

Documento completo PIB Piauí 2017

Foto: SeplanSetorial PIB Piauí
Setorial PIB Piauí
Foto: SeplanEvolução PIB PI
Evolução PIB PI
Foto: SeplanComparativo
Comparativo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS