Pensar Piauí

Piauí vai começar a vacinar grupo de 60 a 64 anos

O Estado receberá 87 mil doses das vacinas Coronavac e Astranzeneca

Foto: Governo do PiauíVacina contra a Covid-19
Vacina contra a Covid-19

O Piauí recebe nesta sexta-feira (16) mais 87 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 34 mil doses da Coronavac e 53 mil Astrazeneca. As doses serão usadas para imunizar o público de 60 a 64 anos; de 65 a 69 anos; trabalhadores de saúde e Forças de Segurança.

Com as 34 mil doses da Coronavac, o Piauí vai aplicar a segunda dose em 2% dos trabalhadores da saúde; segunda dose de 23% do público de 65 a 69 anos; primeira dose de 3% dos trabalhadores da saúde; primeira dose de 6% dos trabalhadores das Forças Armadas e Segurança e primeira dose de 1,9% das pessoas de 60 a 64 anos. As 53 mil doses da Astrazeneca serão utilizadas para a primeira dose de 46% das pessoas de 65 a 69 anos; primeira dose de 0,5% dos idosos de 60 a 64 anos. 

Segundo o Secretário de Saúde, Florentino Neto, a chegada desse novo lote de vacinas traz mais esperança pra população.“Mas não devemos relaxar nos cuidados, porque seguir os protocolos salva vidas”, diz o gestor.

O governador Wellington Dias chama a atenção das pessoas que estão na vez de serem imunizadas.“Tomem a vacina porque é a nossa melhor chance de sair dessa pandemia”, afirma o governador.

Vacinação de pacientes renais crônicos

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) já enviou aos municípios as doses da vacina contra a Covid-19, para pacientes renais crônicos. Serão imunizadas mais de duas mil pessoas que passam por tratamento de hemodiálise. 

O esquema de vacinação de pacientes renais só foi possível após a aprovação em Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

"Sabemos os riscos que esses pacientes se expõem, tendo que ir pelo menos três vezes por semana a cada clínica. Sensíveis a esta situação, colocamos em votação na CIB, sua prioridade para vacinação contra a Covid-19 e conseguimos a aprovação. Agora as doses já estão com os municípios, para que realizem a vacina”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Para realizar a imunização dos renais crônicos, que somam 2.238 pessoas, foi estabelecido, pela Sesapi, que as secretarias municipais de saúde, responsáveis pelo processo de vacinação, realizem a aplicação das doses nas clínicas de hemodiálise, onde cada paciente faz o tratamento.

“Após levantamento junto a Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí, onde obtivemos a lista com nome e CPF e toda documentação necessária de cada paciente, decidimos enviar o quantitativo de imunobiológicos, para que cada cidade faça o deslocamento até o local onde esses pacientes são atendidos”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé. 

No Piauí, seis cidades contam com esse tipo de tratamento de terapia renal substitutiva em onze clínicas de hemodiálise, são elas; Teresina, Campo Maior, Picos, Parnaíba, Bom Jesus e Floriano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS