Pensar Piauí

Piauí Pet Castramóvel iniciará atendimentos em Teresina; saiba como participar

A expectativa é atender nos dois dias de evento 300 animais, que serão encaminhados para castração após aprovação de cadastro.

Foto: CcomPiauí Pet Castramóvel
Piauí Pet Castramóvel

Inicia nesta terça (5) e quarta-feira (6), os atendimentos do projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel, que tem por objetivo a castração gratuita de animais domésticos em todo o Estado. A ação, que será realizada no Centro de Educação Ambiental (CEA), em Teresina, visa ainda dar agilidade ao controle populacional dos animais, principalmente daqueles em situação de rua.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), a expectativa é atender nos dois dias 300 animais. Inicialmente, o projeto terá como público-alvo os animais de ONG’s e de protetores individuais - pessoa física que resgata cães e/ou gatos ou em situação de risco, dando a assistência necessária e encaminhando para a adoção responsável.

Para que os animais de protetores independentes sejam atendidos durante os dois dias da ação, seus responsáveis deverão realizar um pré-cadastro junto às ONG’s parceiras: Apipa e Raíssa Protetora. Após reunirem os cadastros de todos os animais, as organizações parceiras informarão à Semarh, previamente, quais e quantos serão levados à ação de estreia para receber atendimento.

No trabalho inicial serão realizados triagem e avaliação dos animais domésticos (cães e gatos), para que posteriormente possam ser encaminhados para sala de cirurgia e a correta realização da castração.

Os atendimentos serão realizados das 9h às 11h e das 14h às 18h no CEA. Para dar mais agilidade no atendimento prestado, o Governo do Estado destacou alguns pontos para o andamento da castração. Confira:

1) cadastro no local da ação para recebimento de senha;

2) triagem/avaliação para identificar quais animais estão aptos para serem castrados;

3) encaminhamento para exames laboratoriais;

4) encaminhamento para as clínicas onde a castração será executada – nos animais aptos.

Além disso, o Piauí Pet Castramóvel contará com consultas médicas e, ao final do atendimento, um microchip será implantado nos animais para o monitoramento dos cães e gatos, o que possibilitará o controle populacional desses animais.

As castrações serão realizadas após aprovação do cadastro, nas clínicas vinculadas à Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), a qual coordenará os trabalhos de castração por meio do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU).

Com informações do O Dia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS