Pensar Piauí

Piauí inicia projeto para empregar beneficiários do Bolsa Família

Ministro Wellington Dias esteve em Teresina para assinar o termo de cooperação com o Grupo Carrefour Brasil nesta sexta-feira (24)

Foto: Raíssa MoraisPiauí inicia projeto para empregar beneficiários do Bolsa Família
Piauí inicia projeto para empregar beneficiários do Bolsa Família

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, acompanhado de outras autoridades e executivos, esteve em Teresina nesta sexta-feira (24), para assinar o termo de cooperação com o Grupo Carrefour Brasil. Segundo o ministro, no primeiro momento a meta é alcançar 1 milhão de beneficiários do Bolsa Família, para que possam romper a barreira pelo emprego e o empreendedorismo. 

O objetivo da parceria é promover a contratação de beneficiários do Bolsa Família e dos inscritos no Cadastro Único para atuar em unidades da empresa no Piauí.

A expectativa é que sejam ofertadas, inicialmente 10% das vagas de empregos do Grupo Carrefour destinados ao beneficiados do Bolsa Família e inscritos no CadÚnico. A prioridade são  as mulheres negras. O acordo com o grupo é o primeiro entre o governo federal e a iniciativa privada e faz parte da nova versão do Bolsa Família, que qualifica e gera empregos formais com carteira assinada para usuários dos programas sociais, que deixam de receber o benefício após serem inseridos no mercado de trabalho.

O acordo de cooperação técnica tem duração de um ano e nesse período além de serem recrutador os novos profissionais também serão qualificados para o mercado de trabalho. O modelo inaugurado em Teresina será espalhado para mais de 370 lojas do grupo espalhadas pelo Brasil.

“Nós temos 94 milhões de pessoas no cadastro único e destes 55 milhões do que a gente chama de extrema pobreza, tanto que a gente socorre ao Bolsa Família e desses a gente encontra pelo menos 27 milhões em idade de trabalhar, que tem o desejo de trabalhar e não encontram uma oportunidade e hoje esse convênio é um exemplo do que queremos fazer por determinação sei presidente Lula,  com impacto da área do comércio varejista, atacadista, nesse caso o Carrefour, que ainda na fase de organização se prontificou a dar esse primeiro passo, aceitaram o trabalho de seleção de pessoas para emprego e nossa base de dados com apoio da secretária de assistência social, Regina Sousa, do município e da equipe do MDS, selecionar pessoas e nas suas contratações pelo mérito, pela aprovação dessas pessoas no curso de qualificação do padrão Carrefour estão hoje recebendo a sua carteira assinada e a medida que essas pessoas alcançam uma renda mais elevada muitas delas entregam o cartão do Bolsa Família para que outras pessoas possam ser atendidas, então isso é cidadania”, declarou. 

Objetivo é contratar pessoas em desvantagem no mercado de trabalho

A iniciativa é uma forma de fomentar a inclusão social e o combate à pobreza, por meio da geração de empregos e da promoção da autonomia financeira das famílias em situação de vulnerabilidade social. A parceria firmada entre o Governo Federal e o Grupo Carrefour Brasil busca incentivar a contratação de pessoas que, muitas vezes, encontram-se em situação de desvantagem no mercado de trabalho.

Durante a cerimônia de assinatura do termo de cooperação, o Ministro destacou a importância da iniciativa para a promoção do desenvolvimento social e econômico do país. Além disso, ele ressaltou que a parceria é uma forma de aproximar o setor público e o setor privado na busca por soluções que contribuam para o bem-estar da população brasileira.

“Estamos trabalhando aqui um passo grande, com o comércio, com a área da construção civil, com o turismo, com o próprio setor público, municípios, Estado, Governo Federal que também fazem as suas contratações. A gente tem que olhar para essas pessoa que nem oportunidade têm, elas estão ali na lista do esquecidos e agora entrarão na lista de lembrados e lembradas, não só para receber o Bolsa Família, mas também por uma oportunidade de emprego e empreendedorismo”, acrescentou Wellington Dias.

Do Bolsa Família à carteira assinada

A nova unidade do Atacadão em Teresina, no bairro Recanto das Palmeiras, foi escolhida como palco para a assinatura do termo de cooperação, o que reforça a importância da iniciativa para a economia da região e para a inclusão social dos cidadãos locais. A expectativa é de que a parceria entre o governo federal e o Grupo Carrefour Brasil possa servir de exemplo para outras empresas e instituições que buscam contribuir para a promoção do desenvolvimento social e econômico do país.

Trabalhando formalmente  pela primeira vez, Rafaella Cristina, de 25 anos, é uma das favorecidas por uma vaga de emprego em Teresina. Mãe de um filho de 4 anos, a jovem deixou o bolsa família e agora passa a ser a nova colaboradora do Grupo Carrefour, em Teresina.  Rafaella recebeu a carteira de trabalho das mãos do ministro Wellington Dias e passa a ocupar agora o cargo de empacotadora na loja do Atacadão. Hoje, ela é só gratidão por ter um emprego formal para poder realizar o seu maior sonho: ter uma casa própria.

Foto: Raíssa MoraisRafaella Cristina
Rafaella Cristina

 

“Esse é um projeto que trabalha a nossa dignidade e está sendo muito bom, porque vou passar  a receber um valor a mais e o programa ajudou bastante. O Bolsa Família foi muito importante, mas nunca me acomodei, estava sempre em busca de uma renda e agora isso foi possível. Meu plano pra o futuro é ter uma casa própria para mim e para minha mãe porque nós moramos de aluguel”, ressaltou Rafaella, que mora no bairro Primavera, na zona Norte da capital. 

O CEO do Atacadão,  Marco Oliveira, ressaltou a importância do convênio e destacou entre a iniciativa privada e o governo federal, através do MDS, de um projeto que prevê a inclusão de pessoas no mercado de trabalho em um estado que é um dos maiores beneficiários do Bolsa Família. 

Foto: Raíssa MoraisCEO do Atacadão, Marco Oliveira
CEO do Atacadão, Marco Oliveira

 

“O Atacadão pelo nosso próprio negócio tem uma característica de pegar pessoas para o seu primeiro emprego e de formalizar muita gente que está no mercado de trabalho como autônomos e profissionais liberais. Com nosso plano de expansão, no ano passado, nós tivemos 91 lojas sendo integradas ao Atacadão e esse ano mais 31 lojas e com isso nós devemos gerar mais de 7.000 mil empregos diretos no Brasil inteiro e mesmo coma ecônomo estando em retomada a gente não parou os investimentos. No Piauí, já são 5 lojas, sendo 4 na capital e uma em Picos. Com isso a gente espera levar mais oportunidades de trabalho para muita gente e mais do que isso nós temos uma identidade muito forte de formar as pessoas dentro do Atacadão, pegamos pessoas como passador de caixa, repositor, auxiliares e formamos essas pessoas para assumir cargos de liderança em novas unidades”, pontuou.

Com informações do Meio Norte

ÚLTIMAS NOTÍCIAS