Pensar Piauí

Piauí e Universidade de Lisboa firmam parceria para implementação do Centro de Inteligência

A iniciativa irá proporcionar, por meio de cursos, a capacitação dos servidores estaduais.

Foto: CcomPiauí e Universidade de Lisboa firmam parceria para implementação do Centro de Inteligência do Estado
Piauí e Universidade de Lisboa firmam parceria para implementação do Centro de Inteligência do Estado

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e em parceria com a Escola de Governo (Egepi) da Secretaria da Administração (Sead), firmou uma parceria com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/ULisboa) para a criação do Centro de Inteligência em Planejamento Territorial. A iniciativa é da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Piauí (Cepro) da Seplan e irá proporcionar, por meio de cursos, a capacitação dos servidores estaduais. A aula inaugural foi realizada na tarde desta segunda-feira (18), no prédio da Escola Superior de Advocacia da OAB-PI.

Com isso o Governo do Estado reitera o compromisso com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o bem-estar dos cidadãos e a eficiência na prestação de serviços. A aula inaugural contou com a presença dos representantes do ISCSP, juntamente com os secretários estaduais do planejamento, Washington Bonfim, e da administração, Samuel Pontes.

Durante sua fala, Washington Bonfim, destacou a importância dessa parceria entre a instituição de ensino e o Governo do Estado. “Este é apenas o início de uma colaboração significativa, que promoverá a modernização e a eficiência do setor público. Com esta iniciativa, assumimos o compromisso de fornecer o melhor serviço público para os cidadãos do Piauí, capacitando nossos servidores para enfrentar os desafios com excelência e inovação”, declarou o secretário.

O programa de "Formação Especializada em Estratégia – Gestão por Objetivos e Avaliação de Desempenho" surge com o propósito de promover a melhoria da capacidade de gestão na administração pública e aprimorar a qualidade na prestação de produtos e serviços aos cidadãos. Isso será feito por meio de qualificações contínuas das competências dos servidores públicos e do reconhecimento de seus papéis e funções enquanto mobilizadores de recursos e pessoas.

O secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIM Oeste) e PhD de políticas públicas no ISCSP, Paulo Simões, compartilhou com os alunos presentes o entusiasmo em relação ao curso e a parceria com o Governo do Estado. “É gratificante falar da importância dessa parceria para o desenvolvimento da administração pública do Estado do Piauí, e o papel que o futuro Centro de Inteligência de Políticas Públicas servirá como um hub para análise de dados, informação e avaliação de políticas públicas informadas e alinhadas com as necessidades das populações. Ao investir na capacitação dos servidores públicos por meio deste curso, o Estado está investindo em seu próprio futuro, garantindo uma administração pública ágil, responsiva e eficiente, e que possa servir de exemplo de excelência na administração pública mundial”, finalizou.

Dentre as qualificações do programa, será ofertada uma série de quatro cursos, cada um limitado a 30 vagas, além dos cursos de pós-graduação em Transformação Digital e Governança de Dados, e Governança Inteligente para o Desenvolvimento Local e Regional. O início das aulas está previsto para o segundo semestre, além do curso em Governança e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Estratégias, com previsão de início para o primeiro semestre de 2025.

Com informações da Ccom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS