Pensar Piauí

Piauí Conectado avança e fibra óptica deve chegar a 100% dos municípios

Concessionária vai investir cerca de 900 milhões com tecnologia

Foto: Piauí ConectadoMimbó Conectado
Mimbó Conectado

 

Considerado um direito humano pela Organização das Nações Unidas (ONU), o acesso à informação, especialmente por meio da internet, vem crescendo a cada ano no Brasil. Segundo o levantamento feito pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o número de usuários já chegou a 152 milhões no país.

Esta transformação digital vem ocorrendo com o apoio de iniciativas que visam a democratizar o acesso à internet, levando conectividade até as regiões mais distantes dos grandes centros urbanos. Primeira PPP na área de telecomunicações do Brasil, a Piauí Conectado vem chamando a atenção pelos bons resultados apresentados. O projeto, executado em parceria com o Governo do Piauí, está construindo uma ampla rede de fibra óptica, com mais de 11 mil km, que vai beneficiar cerca de 3 milhões de pessoas.

De acordo com o diretor presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, a infraestrutura de fibra óptica já está presente em 168 municípios e em breve beneficiará todas as 224 cidades do Piauí. “Ficamos contentes com os avanços do nosso projeto. Estamos entregando uma importante ferramenta de transformação social que está impactando a vida de milhões de pessoas e servindo de inspiração para vários outros estados”, comenta. Ao todo, a concessionária irá investir cerca de 900 milhões de reais na execução do projeto.

 Por meio da rede Piauí Conecte Wi-Fi Livre, a Piauí Conectado já disponibiliza internet gratuita de alta qualidade em praças e outros espaços públicos dos municípios. Até março deste ano, os 227 pontos de acesso público ativados acumularam mais de 1 milhão e 200 mil acessos de usuários. No total, serão entregues 363 pontos de acesso à internet para uso livre da população em todas as cidades do estado.

“Nossos pontos de acesso público são essenciais para a democratização do acesso à internet no Estado e por meio deles, milhares de piauienses podem se conectar gratuitamente ao mundo digital para estudar, fazer compras, transações financeiras, assistir a um filme e muito mais. Tudo isso com uma internet segura, rápida e disponível 24h.”, ressalta Emerson Silva.

A infraestrutura de conexão via fibra óptica também foi instalada nos órgãos estaduais, trazendo melhorias significativas nos atendimentos oferecidos à população, especialmente nas áreas da saúde, educação e segurança. Até março deste ano, 1.821 pontos de internet foram instalados em espaços como hospitais, delegacias e escolas.

Foto: Piauí ConectadoPiauí Conectado nos municípios
Piauí Conectado nos municípios

 

Para Érica Feitosa, superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, a iniciativa segue transformando vidas. “A ampliação do projeto para todo o Piauí está de acordo com a proposta do início do contrato em universalizar o acesso à internet no Estado por meio da rede de fibra óptica. Por conta desse trabalho já demos suporte a diversas áreas, como a saúde e educação. Por causa da Piauí Conectado hoje temos o primeiro quilombo 100% conectado do Brasil e isso mostra a relevância do projeto, que é pioneiro no setor de telecomunicações”, destaca a gestora.

Mimbó Conectado

Gerar oportunidades e dar visibilidade às tradições de um povo que resiste há 200 anos. Este foi o objetivo da Piauí Conectado ao desenvolver o Projeto Mimbó Conectado. Localizada em Amarante, Mimbó é a primeira comunidade quilombola totalmente conectada com internet fibra óptica do Piauí. Os mais de 600 moradores da região passaram a ter acesso à internet gratuita, que foi instalada na escola, nas residências de estudantes e em espaços de convivência. Para auxiliar no ensino e aprendizagem nas salas de aula e em casa, professores e alunos da rede pública também receberam tablets.

Agora, os planos são contemplar novas comunidades quilombolas do Estado, completando a rede de fibra óptica e transformando o Piauí no primeiro estado 100% conectado do Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS