Pensar Piauí

Pesquisa: Voto 'fechado' em Lula supera numericamente rejeição pela 1ª vez

A redução da rejeição ao ex-presidente pode melar os planos de Bolsonaro

Foto: Ricardo StuckertLula
Lula


 Por Leonardo Sakamoto, jornalista, no Facebook 

Desde a recuperação de seus direitos políticos, a trajetória do ex-presidente Lula vem apontando um aumento lento e gradual nas intenções de voto e na redução da rejeição a seu nome. Em nova etapa desse processo, o total de eleitores que votariam nele com certeza (44%) ultrapassou numericamente os que nunca votariam nele (43%), segundo pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta (14).

Por mais que a margem de erro seja de 3,2 pontos percentuais, o que significa um empate técnico entre os dois índices, o aumento no apoio e a redução na rejeição do petista tem sido consistente desde abril do ano passado, quando 47% repudiavam o voto no ex-presidente enquanto 31% afirmavam que o escolheriam com certeza.

O ponto de inflexão foi a decisão do Supremo Tribunal Federal que anulou as condenações contra Lula após diálogos entre procuradores da força tarefa da operação Lava Jato com o então juiz federal Sergio Moro virem a público mostrando que não foram isentos. Posteriormente, o STF considerou que Moro, hoje pré-candidato à Presidência pelo Podemos e adversário declarado de Lula, foi parcial e tendencioso no processo.

As informações sobre os diálogos se tornaram públicas através da Vaza Jato, série de reportagens coordenada pelo site The Intercept e publicadas também por outros veículos da imprensa.

Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem enfrentando a situação oposta. Em abril de 2021, 56% não votam nele nem que a vaca tussa e 28% vão com ele com certeza. Hoje, a diferença aumentou para 64% a 25%.

Também é de 25% a sua intenção de voto espontânea, ou seja, aquela em que os entrevistados respondem sem que opções de candidatos sejam apresentadas a eles, o que mostra uma posição mais consolidada.

 Coincidentemente, na pesquisa estimulada, Jair também surge com 24% e 25%, dependendo do cenário. Isso reforça que o presidente conta uma base confiável, formada por seus apoiadores fiéis (o chamado "boslonarismo-raiz") somados a aliados de seu governo, como parte do agronegócio e do extrativismo, policiais e militares, determinados grupos religiosos, milicianos, entre outros.

Com base nos dados da pesquisa Ipespe, quem vota em Bolsonaro conhece bem o presidente e, provavelmente, vota nele por conta do que ele diz e representa. Em suma, Bolsonaro tem fãs e sócios, não tem simpatizantes.

A taxa de 25% é baixa para um presidente que busca a reeleição, mas alta o bastante para afastar uma terceira via do segundo turno.

Isso não é aleatório. Bolsonaro vem cultivando essa base desde o primeiro dia de governo, defendendo pautas e adotando medidas que a agrada e modulando seu discurso às suas opiniões. O combate à imunização de crianças entre 5 e 11 anos, que atrasou o início da proteção desse grupo, é um dos exemplos.

Ele conta que, num segundo turno, vai reunir uma frente antipetista contra Lula. A redução da rejeição ao ex-presidente pode melar os planos de Jair.

Lula tem 35% na pesquisa espontânea e 44% nos dois cenários da estimulada. Moro chega a 9% em um cenário com o ex-governador Ciro Gomes (PDT), que aparece com 7%. Sem Moro, Ciro surge com 9%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS