Pensar Piauí

PCdoB do Piauí e as eleições municipais de 2020

Sobre as eleições municipais, o presidente do PCdoB destaca o “Movimento 65: Teresina Quer Mais”

Foto: Arquivo pessoalZé Carvalho, presidente do PCdoB no Piauí
Zé Carvalho, presidente do PCdoB no Piauí

José Carvalho Rufino, mais conhecido como Zé Carvalho, atual presidente estadual do PCdoB do Piauí, faz uma análise sobre a atual conjuntura política nacional e sobre a eleição municipal de 2020 em Teresina.

Sobre a eleição municipal de 2020 o presidente do PCdoB destaca o “Movimento 65: Teresina Quer Mais”.

Sob essa bandeira, o PCdoB da capital piauiense mobilizou o partido para construir o seu projeto político para Teresina. Desse trabalho coletivo resultou uma chapa competitiva que terá 38 candidatos ao legislativo municipal, sendo 13 mulheres e 25 homens.

“Nossa chapa para a Câmara Municipal tem promovido debates virtuais nas redes sociais sobre temas importantes da atualidade e apresentando propostas para melhorar a vida dos teresinenses. Já para dirigir à prefeitura de Teresina o PCdoB da capital levou em conta a conjuntura política nacional, em especial, a ideia de formação de uma aliança partidária que leve em conta a defesa da democracia e oposição firme a Bolsonaro e ao seu governo, principais inimigos do povo brasileiro nesse momento. Consideramos também, na definição do nome para a disputa da prefeitura, a importância do debate mais aprofundado sobre os graves problemas que afetam nossa cidade e de mobilizar a população em torno de propostas que se traduzam em uma Teresina sustentável em todos os aspectos, em especial, sua sustentabilidade econômica, social e ambiental”, afirma Zé Carvalho.

Seguindo essas premissas o PCdoB iniciou debates desde o final de 2019, por decisão da Conferência Estadual do Partido, mantiveram diálogo com o Partido dos Trabalhadores (PT) que indicou o nome do deputado estadual e secretário de Cultura do Piauí, Fábio Novo, como candidato a prefeito de Teresina.

Zé Carvalho disse que o PCdoB discute com Fábio Novo um projeto político para Teresina. “Já participamos de diversas atividades conjuntas, fazemos parte de sua coordenação de campanha e também estamos contribuindo com a elaboração do plano de governo em conjunto com demais partidos que já integram a campanha”, disse.

Dentre as pré-candidaturas postas, a de Fábio Novo se apresenta como a grande novidade. O pré-candidato tem apresentado ideias inovadoras para a democratização da gestão municipal, para o grave problema do transporte público e de mobilidade urbana, para questões essenciais como: moradia, saúde, programas emergenciais para geração de empregos e renda, atenção especial com a educação, sobre a questão ambiental e a ampliação e conservação de praças e parques.

“A preocupação em ter uma cidade cujo centro da atenção seja as pessoas, é esse o sentimento que move o PCdoB e a nossa aliança para a eleição municipal deste ano. Considerando essas questões, enxergamos a candidatura de Fábio Novo como um novo pensamento político, democrático e progressista para Teresina”, destaca.

No Piauí, o PCdoB participa da disputa eleitoral em 30 municípios. Dentre eles, o município de Picos, onde o partido reafirmou em documento assinado pelo PCdoB, MDB, PL e PT o apoio ao pré-candidato a prefeito, Araujinho. Também apresentaram chapa competitiva para a Câmara Municipal da cidade.

O partido está presente também nas disputas das cidades de Floriano, Esperantina, Pedro II, Monsenhor Gil, José de Freitas e demais municípios do Estado.

Sobre a análise da conjuntura política nacional, o presidente do PCdoB concedeu entrevista para o Pensar Piauí.

Veja a entrevista na íntegra:

Histórico

Zé Carvalho é Engenheiro Agrônomo e Advogado.

Militante do PCdoB desde 1981. Sua militância iniciou no movimento estudantil na UFPI, onde foi fundador e dirigente do Centro Acadêmico de Engenharia Agronômica e diretor do DCE/UFPI, na gestão dos anos 1982/1983.

Presidente do PCdoB estadual, eleito em novembro de 2019.

È Fiscal Agropecuário da ADAPI; Assessor da FETAG/PI por seis anos; Coordenador do DNOCS/PI nos governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff.

Foto: Arquivo pessoalxx

ÚLTIMAS NOTÍCIAS