Pensar Piauí

Papa Francisco nomeia Dom Juarez como novo arcebispo de Teresina

Após 10 anos de episcopado na Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito torna-se bispo emérito nesta Igreja particular

Foto: Diocese de ParnaíbaPapa Francisco nomeia Dom Juarez como novo arcebispo de Teresina
Papa Francisco nomeia Dom Juarez como novo arcebispo de Teresina

 

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 04 de janeiro, Dom Juarez Sousa da Silva como novo arcebispo metropolitano de Teresina. Desde 2016, ele exercia o ministério de bispo diocesano de Parnaíba.

Após 10 anos de episcopado na Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito torna-se bispo emérito nesta Igreja particular.

Trajetória eclesial

Dom Juarez Sousa da Silva nasceu no interior do município de Barras, hoje município de Cabeceiras do Piauí, no dia 30 de junho de 1961. É o primogênito dos sete filhos do casal Anísio Marques da Silva e Maria José Sousa da Silva.

Cursou o Ensino fundamental na Unidade Escolar Matias Olímpio e Unidade Escolar Gervásio Costa, em sua cidade natal, e o Ensino Médio, no Curso Técnico Tradutor e Intérprete no Seminário da Assunção, em Jacarezinho-PR. Fez bacharelado em Filosofia e Teologia no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma – Itália. 

Foi ordenado diácono no dia 10 de julho de 1993, na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior, e presbítero em 19 de março de 1994, na Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras. 

Foi administrador da Paróquia de São José, em Altos, de 1994 a 1996; vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, de 1996 a 1998; Diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI, de 2002 a 2008. Em 27 de fevereiro de 2008, foi nomeado bispo da diocese de Oeiras, pelo Santo Padre, o Papa Bento VI; sua ordenação episcopal aconteceu no dia 17 de maio de 2008, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras, onde exerceu seu pastoreio até o dia 06 de janeiro de 2016, quando foi nomeado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, bispo coadjuntor da Diocese de Parnaíba, assumindo a titularidade desta diocese no dia 24 de agosto do mesmo ano. 

Atualmente é presidente do Regional Nordeste IV da CNBB, sendo nomeado hoje, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, o 8º arcebispo metropolitano de Teresina. Dom Juarez tem o lema episcopal Ut vitam habeant (Para que tenham vida – Jo 10,10). 

Por meio de nota, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma saudação ao novo arcebispo de Teresina, Dom Juarez de Souza da Silva, e um agradecimento a Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, agora emérito.

Com informações da Arquidiocese de Teresina

ÚLTIMAS NOTÍCIAS