Pensar Piauí

Operação da PF desarticula banco que lavava dinheiro do tráfico

A operação aconteceu em São Paulo e no Pará, contra o First Capital Bank.

Foto: Polícia FederalPolícia Federal
Polícia Federal

Parece até cena de Breaking Bad, mas a Polícia Federal desarticulou um banco criado por criminosos com um único objetivo: lavar dinheiro do tráfico internacional de drogas. De acordo com a PF, o First Capital Bank surgiu há quatro anos e foi descoberto após uma denúncia anônima, em 2022.

Desta denúncia, uma série de ações entraram em curso e houveram operações em sete estados e no Distrito Federal. Em Curuaçá, no Pará, foi encontrado uma tonelada de cocaína e duas pessoas foram presas em flagrante.

No dia 4 de abril uma operação da polícia prende 12 pessoas, apreendeu computadores, carros de luxo, dinheiro em espécie e joias em uma das sedes do grupo, em São Paulo. Logo em seguida, as atividades do banco foram suspensas e os valores bloqueados.

As investigações mostraram que a quadrilha contratava pequenos pescadores locais para transportar cocaína em pequenas embarcações, adaptados com um fundo falso para levara a droga, cujo destino eram países da Europa e África.

Los Pollos Hermanos

O banco lavava esse dinheiro através da captura de pessoas físicas e jurídicas, a maioria das vezes laranjas e empresas de fachada para realizar movimentações milionárias.

Regiane Pereira de Oliveira, Nelson Piery da Silva e Nailton Rodrigues Coelho são os sócios da empresa. Durante a operação, apenas Nailton foi preso. Nelson e Regiane são considerados foragidos após escaparem minutos antes dos agentes chegarem em suas casas.

O banco é uma empresa ativa na Receita Federal e foi registrado na Junta Comercial de São Paulo. As instituições financeiras, como o Banco Central e a Federal Brasileira e Bancos afirmaram que o First Capital Bank não tem registros junto a elas.

Escoamento

Ainda de acordo com a PF, o Pará se tornou um ponto estratégico para o tráfico internacional por sua grande faixa litorânea e a proximidade com países produtores de cocaína como Bolívia e Colômbia. O estado brasileiro fornece uma série de rotas para que as drogas sejam escoadas, por terra ou rio.

TÓPICOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS