Pensar Piauí

Oeiras usa o rádio como estratégia de ensino durante a pandemia

Aulas transmitidas pelo rádio aproximam alunos da escola na rede municipal de Oeiras.

Foto: Prefeitura de OeirasRadioaulas
Radioaulas em Oeiras.

O pensarpiauí vem destacando o uso do rádio como importante ferramenta para a educação nesse momento de pandemia. Uma matéria exibida no Jornal Nacional, da Rede Globo, que mostrou as aulas da Escola Estadual Milton Façanha Abreu, em Mulungu (Ceará), ganhou destaque sábado(4) no portal. Naquela cidade, por conta da pandemia, as aulas estão sendo transmitidas pelo rádio, para superar as dificuldades de acesso à internet. Veja a matéria: A pandemia, o rádio e o ensino a distância

No Piauí, a cidade de Oeiras também aderiu ao modelo de ensino através do rádio. 

Com as aulas presenciais suspensas por conta da pandemia, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), encontrou uma forma de aproximar a escola dos alunos através das Radioaulas. Pensadas e produzidas pela equipe de professores e coordenadores do município, as aulas começaram a ser transmitidas no dia 1 de julho, pelas rádios Vale do Canindé e Cristo Rei FM.

A iniciativa da Semed de Oeiras faz parte do projeto Escola da Família-“Conectada ao Saber”, que leva atividades pedagógicas não presenciais às crianças e adolescentes matriculados nas escolas municipais, na zona urbana e rural do município.

“Começamos a fazer a retomada das atividades educacionais no município de Oeiras, de maneira não presencial, exercendo a educação doméstica e chegando mais próximo dos alunos, através do rádio, que é a ferramenta mais democrática e mais fácil de chegar a todos”, afirma Tiana Tapety, Secretária Municipal de Educação.

As radioaulas tem contribuído para fortalecer o elo entre escola e família durante a pandemia. A experiência de utilizar o rádio como ferramenta de ensino e interação, com os mais de 6 mil alunos, nasceu da necessidade de manter o distanciamento social para evitar a contaminação pelo coronavírus e também pela dificuldade de alguns alunos de ter acesso à internet para acompanhar as aulas através das plataformas digitais. Um exemplo de que, mesmo diante das novas mídias, o rádio não perdeu o seu espaço e importância. O ensino pelo rádio juntamente com o material impresso distribuído para os alunos tem alcançado resultados bastante positivos. 

Além do rádio, o regime especial de aulas não presenciais é constituído por um conjunto de estratégias de interação, entre elas: o acesso às plataformas digitais, criação de grupos de whatsapp, distribuição de atividades impressas e também a transmissão de aulas pela internet. 

Foto: Prefeitura de OeirasRadioaulas

Foto: Prefeitura de OeirasRadioaulas

Foto: Prefeitura de OeirasRadioaulas

Foto: Prefeitura de OeirasRadioaulas

Foto: Prefeitura de OeirasRadioaulas
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS