Pensar Piauí

A pandemia, o rádio e o ensino a distância

Para superar as dificuldades de acesso à internet da maioria dos alunos, escola do Ceará usa o rádio para transmitir as aulas.

Foto: Mercado LivreA utilidade do rádio em tempos de pandemia.
A utilidade do rádio em tempos de pandemia.

O município de Mulungu localizado a 120 km de Fortaleza, no interior do Ceará, foi destaque no Jornal Nacional na edição desta sexta (3). A matéria mostrou como a Escola Estadual Milton Façanha Abreu se reinventou nesse período de pandemia através de aulas transmitidas pelo rádio, para superar as dificuldades de acesso à internet da maioria dos alunos.

Uma grande parte dos alunos reside na zona rural, onde existe a dificuldade de acessar internet e também a falta de recursos para obterem computadores e celulares mais modernos para se adaptarem ao novo modelo de aulas remotas, feitas via mediação tecnológica.

De março até agora o rádio virou a escola para os professores e alunos, facilitando o alcance para todos e contribuindo para a frequência das aulas e o aprendizado semanal dos alunos. As aulas têm dia e hora marcada, cada professor marca o dia e horário de suas matérias, e assim segue no ensino a  distância pelo rádio até a pandemia passar. Uma experiência que tem dado certo e já vem sendo desenvolvida em outros estados.

No Piauí, já existe uma programação para adequação de algumas escolas para o ensino através do rádio. Sobre o assunto, o Pensar Piauí ouviu o presidente da Escola ComRadio, Iraildon Mota.

Confira o áudio do presidente da ComRadio:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS