Política

O PT, Lula e a corrupção

Lula desponta vitorioso contra Jair; e nisso alguns me perguntam sobre a corrupção dita ser imensa nas administrações petistas

  • domingo, 23 de maio de 2021

Foto: Teoria e DebateCapas da Veja
Capas da Veja

Por Pedro Cardoso, ator, no instagram 

Pensem comigo, e me ajudem. Lula desponta vitorioso contra Jair; e nisso alguns me perguntam sobre a corrupção dita ser imensa nas administrações petistas, e me recordam o “mensalão”. São preocupações legítimas ainda q a dimensão gigantesca alegada seja fantasiosa. Nada sabemos dos valores de corrupção de outros momentos, como os da ditadura militar ou de agora. Mas quem se ofende com a compra de deputados, incrimina apenas o PT comprador e nunca os deputados que se venderam. Se compra houve foi porque havia deputados à venda.

Pergunto se melhor não faríamos se, em lugar de temer o PT apenas e obsessivamente, nos dedicássemos a des-eleger a multidão de congressistas vendidos que infestam os parlamentos brasileiros; e porque os brasileiros menosprezam as eleições parlamentares e super-esperam das executivas? Lula, Ciro, Dino, Molon, Verá Lúcia, Boulos, Manoela… nenhum deles nada poderá fazer se se encontrar a mercê da desonestidade do congresso.

Quando vejo tanto a comemoração quanto o receio diante da vantagem eleitoral de Lula, me preocupa que, por uma ou por outra, venhamos a esquecer novamente, como eternamente, das eleições legislativas. Nas últimas municipais, a maior vitória foi de partidos os mais corruptos!

Em pleno clamor anticorrupção, ainda com foliões tardios do fascismo a desfilar enrolados na bandeira verde-amarela numa anti quarta-feira de cinzas macabra, os eleitores convidaram os mais corruptos a se sentarem no poder. E estes mesmos vêm agora desassossegar-se com a volta de Lula.

Desvio de sentenciar Lula por corrupção por não confiar em quem o investigou e julgou. Vejo o PT tão vulnerável a se corromper quanto qualquer outro partido; nem mais nem menos.

Aponte-me um partido sem corruptos e estaremos diante de um partido sem poder. Deveríamos nos preocupar em eleger parlamentares que não se vendessem. Fosse o congresso honesto e o presidente estaria constrangido a se-lo também, fosse quem fosse.

O medo qto ao PT ñ se deve a corrupção possível; mas a ascensão da pobreza ao poder. Fosse pela corrupção, e ninguém votaria nos mesmos corruptos de sempre.

O PT ñ me assusta nem me encanta. Assusta-me quem o odeia apenas a ele.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: