Pensar Piauí

O Papa Francisco vai renunciar?

Ele afirmou que não voltará a viver na Argentina, seu país natal

Foto: GooglePapa Francisco
Papa Francisco

 

O papa Francisco admitiu que não tem medo da morte e imagina que acontecerá em Roma durante seu pontificado ou mesmo após uma eventual renúncia. Ele ainda afirmou que não voltará a viver na Argentina, seu país natal.

As declarações foram dadas em entrevista incluída no livro “A Saúde dos Papas”, do jornalista e médico argentino Nelson Castro, em fevereiro de 2019, no Vaticano, mas trechos da publicação foram revelados neste sábado (27) ao jornal La Nácion. (…)

Durante a entrevista, o líder da Igreja Católica também afirmou que não sente saudades da Argentina, principalmente porque viveu lá por 76 anos, mas que se preocupa com os problemas que o país enfrenta.

Além disso, Jorge Bergoglio deu explicações sobre a operação realizada em seu pulmão direito, a qual foi submetido em 1957, aos 21 anos de idade, para a extração do lóbulo superior devido a três cistos, a dolorosa recuperação, as consultas ao psiquiatra e a necessidade de encarar as “neuroses”. (…)

Ao longo de sua conversa, o Papa contou que começou a consultar um psiquiatra após episódios ligados à ditadura militar argentina (1976-1983). Na ocasião, ele era membro dos jesuítas e precisou “levar gente escondida para tirá-las do país e salvar vidas”.

O religioso explica que depois disso teve que “lidar com situações que não sabia lidar e foi visitar uma senhora – uma grande mulher -” que o ajudou a ler alguns testes psicológicos.

“Durante seis meses, ela me ajudou a ne orientar sobre como enfrentar os medos da época. Imagine como foi transportar uma pessoa escondida no carro e passar por três postos de controle militar na área do Campo de Mayo. A tensão que isso gerou em mim foi enorme”, lembrou. (…)

Em relação à ansiedade, o Papa cita Napoleão Bonaparte: “Vista-me devagar, pois estou com pressa”. A frase faz referência à necessidade de desacelerar. Entre seus métodos para se acalmar e ajudar a analisar melhor os problemas, ele revela que escuta música clássica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS