Pensar Piauí

O novo aceno de Toffoli a Lula e ao PT

Desde a eleição de Lula, ministro Dias Toffoli vem fazendo uma série de acenos em uma tentativa de se reaproximar do presidente e do PT

Foto: ReproduçãoToffoli
Toffoli

 

Por Igor Gadelha, jornalista, no Metrópoles

O ministro do STF Dias Toffoli afirmou, em um almoço com empresários e políticos na semana passada, em São Paulo, que quer se reconectar com a população.

Na conversa, segundo relatos, Toffoli disse que pretende rodar mais pelo Brasil para conversar diretamente com as pessoas, inclusive indo a comunidades.

O ministro do STF lembrou aos interlocutores que conhece diversas favelas do Rio de Janeiro e de São Paulo, dos tempos em que trabalhou como advogado do PT.

Segundo relatos, Toffoli avaliou aos empresários e políticos paulistas que essa reaproximação com as bases será importante tanto para ele quanto para o Supremo.

Aceno

A fala de Toffoli foi vista pelos interlocutores como um aceno do magistrado em busca de reaproximação com a classe política. Sobretudo com petistas e o presidente Lula.

Indicado por Lula ao STF, Toffoli se afastou dos petistas ao longo dos últimos anos. O ministro chegou, inclusive, a dar decisões contra lideranças do PT no julgamento do Mensalão.

Aliados de Lula lembram que o presidente guarda mágoa até hoje por Toffoli não ter autorizado o petista a deixar a prisão para ir ao velório de seu irmão Vavá, em 2019.

Na época, Toffoli concedeu o direito de Lula se encontrar com familiares em uma unidade militar em São Paulo, com a possibilidade de o corpo de Vavá ser levado até ele. O petista recusou.

Após a eleição de Lula, o ministro do STF pediu desculpas ao presidente e vem buscando pessoas próximas ao petista numa tentativa de reaproximação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS