Política

O bolsonarista vereador Lázaro tem conduta "irresponsável e criminosa"

É o que afirmam em Nota diversas entidades de Teresina

  • domingo, 21 de junho de 2020

Foto: Portal O EstadoVereador Lázaro atende ordem de Bolsonaro
Vereador Lázaro atende ordem de Bolsonaro

Jair Bolsonaro pediu a "seu gado" que invadissem hospitais. O pedido foi atendido e chegou a Teresina.

O vereador Lázaro (Patriotas), que é médico, invadiu as unidades básicas de saúde dos bairros Monte Castelo e Portal da Alegria, disse que tinha a autoridade de ser representante do povo, abriu armários, fotografou as instalações e foi ríspido com os profissionais de saúde, que se sentiram ofendidos e constrangidos. O relato foi feito na sexta-feira (19) ao presidente da Fundação Municipal de Saúde, Moura Neto. 

A Fundação Municipal de Saúde tomou depoimentos dos servidores presentes e os encaminhou para o Ministério Público Estadual e Federal, Câmara Municipal de Teresina e para a Polícia Federal.

O pensarpiaui já tinha tratado de invasões de hospitais aqui: 

Os Conselhos de Medicina são verdadeiros sindicatos bolsonaristas

Mais uma invasão de hospital: desta vez na Bahia

Hoje, diversas entidades de Teresina estão divulgando Nota de Repudio. 

CRIME! Vereador Dr. Lázaro, invade UBS, agride profissionais e povo de Teresina!!

A Rede Solidária SIM, e  entidades civis abaixo assinadas, vem a público denunciar o crime cometido pelo Vereador Dr Lázaro, que, ao invadir as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Monte Castelo e Portal da Alegria, “abriu armários, fotografou instalações, tratou ríspido e grosseiramente, profissionais da saúde, que se sentiram constrangidos e ofendidos,” segundo consta na Ata da Reunião da Fundação Municipal de Saúde ocorrida em 19/06/2020.

Essa atitude insana do Vereador, não é compatível com a civilidade, com o respeito ao próximo e com as políticas de saúde pública, desenvolvidas pelo Governo do Estado e Prefeitura de Teresina.

Principalmente: tais atitudes são,  nesse momento de pandemia, um profundo desrespeito ao sofrimento do povo de Teresina.

Não bastasse a legislação que dá suporte ao Sistema Único de Saúde, a declaração de estado de calamidade pública, de importância internacional, não apenas autoriza o teor da Lei 13.979, de 06.02.2020,  mas determina que todos os cidadãos e cidadãs,  estão sujeitos às orientações do Poder Público, no que diz com o distanciamento social e à segurança pública.

Temos, por certo e o teor da Lei 13.979/2020, que as atitudes indecorosas, desrespeitosas e contrárias à vida, perpetradas  pelo Veredor, são passíveis de responsabilização nos âmbitos civil, administrativo e criminal.

Aos dirigentes das UBS, de forma vil, atacados e humilhados, cabe registrar boletins de ocorrência nas respectivas delegacias. Atitude que poderá resultar na ação penal cabível.

Estamos providenciando denúncia contra o Vereador, no Conselho Regional de Medicina, órgão, perante ao qual deverá responder por inadimplência ou inapetência, ética.

De outra parte, acionaremos a Câmara Municipal de Teresina, com o intuito abrir processo conta o vereador por sua conduta irresponsável, criminosa, contra a vida de todos que fazem essa cidade.

Ademais, nos  solidarizamos com todos pacientes e profissionais vítimas das atitudes desatinadas do Vereador  e nos colocamos à inteira disposição destes, para propositura de ações cíveis, com o pleito de indenização por danos morais e, eventualmente, materiais.

Assinam essa nota:

SIM! REDE SOLIDÁRIA

Coordenadora:Maria de Lourdes Carvalho Rufino

ADVOGADOS E ADVOGADAS PELA DEMOCRACIA JUSTIÇA E CIDADANIA

Coordenador Estadual: Helbert Maciel

CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL-CTB

Presidente Estadual:Elton Arruda

UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA-PI

Presidente: Rodrigo Maxwel

FEDERAÇÃO DE BAIRROS DO PIAUÍ

Presidente:Antônio Araújo

UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES-PI

Presidente: Tatiane Seixas

FUNDAÇÃO MAURÍCIO GRABOIS-PI

Presidente: Prof.Dalton Macambira

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO ITARARÉ

Conceição Mendes

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS EM AGRICULTURA DO PIAUÍ

Presidente:Deputada Elisangela Moura

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: