Pensar Piauí

Novo golpe bloqueia pagamento por aproximação e rouba dados de cartões; saiba como se proteger

Consumidores não devem aceitar inserir o cartão na máquina caso apareça mensagem de erro no pagamento por aproximação

Foto: ReproduçãoPagamento por aproximação
Pagamento por aproximação

 

Um novo tipo de golpe tem preocupado pessoas que usam cartão por aproximação para realizar pagamentos. Grupos de criminosos criaram um vírus que infecta computadores ligados às maquininhas, e bloqueiam os pagamentos por aproximação para que o cartão seja inserido na máquina. Quando a inserção é feita, o golpe é consumado.

O bloqueio pode ser identificado por uma mensagem de erro na tela da máquina de pagamento. A solicitação, então, é para que o mesmo cartão seja inserido para que a transação seja consumada com senha.

Segundo informou a empresa de segurança digitalKaspersky, quando o computador vinculado à máquina está infectado com o vírus e a vítima insere o cartão na máquina, os dados da transação (como o número do cartão físico) são roubados, permitindo que os criminosos façam transações em nome da vítima.

O vírus é instalado no computador sem que o lojista saiba o que está acontecendo. Integrantes dos grupos que praticam os golpes entram em contato com eles se dizendo responsáveis por empresas de pagamento eletrônico e afirmam que vão realizar trabalhos de manutenção. Entretanto, encaminham um link que encaminha para a instalação do vírus.

Por isso, a recomendação para quem tem as maquininhas para receber pagamentos é: evite clicar em links encaminhados por pessoas que não foram devidamente identificadas. Caso haja uma abordagem, o lojista deve procurar as empresas que fazem a gestão do sistema nos canais oficiais de contato.

Como proceder?

Já os consumidores devem evitar inserir o cartão caso haja algum problema ao tentar fazer o pagamento por aproximação. Nesse caso, a primeira sugestão é solicitar o pagamento por aproximação em outra máquina. Caso não seja possível, o pagamento por cartão não deve ser realizado, e deve ser substituído por outras formas, como Pix ou dinheiro físico.

Caso tenha passado por situação e tenha inserido o cartão, o consumidor deve checar o extrato da conta bancária e a fatura do cartão de crédito para verificar possíveis desvios e, se for o caso, acionar o banco e a administradora do cartão.


Com informações do Brasil de Fato 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS