Pensar Piauí

Nova Ceasa pode conquistar premiação de Fórum Internacional de PPPs

A iniciativa piauiense é considerada um dos cinco melhores projetos do mundo no âmbito de Parcerias Público-Privadas

Foto: Governo do Piauí#PiauiNaONU
#PiauiNaONU

O governador Wellington Dias apresentou, nesta quinta-feira (22), o projeto da Nova Ceasa no 5º Fórum Internacional PPP da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece) 2021. De acordo com a ONU, a Nova Ceasa já é considerada um dos cinco melhores projetos do mundo no âmbito de Parcerias Público-Privadas (PPP) e pode conquistar a premiação deste ano. O resultado será divulgado na sexta-feira (23).

“Para este evento, foram selecionados 150 projetos que cumprem as metas de desenvolvimento sustentável estabelecidas pela ONU. Nosso projeto do Piauí foi o único brasileiro dentre os 150 e está entre os cinco melhores. É um programa bem estruturado e desenvolvido. Temos muita chance de estar entre os três premiados e até de levar a primeira colocação, o que vai ser importante para nós, pois atrai mais investidores para o nosso estado”, disse Wellington Dias.

O objetivo do fórum este ano é destacar os planos de recuperação para cidades, por meio de projetos regionais de desenvolvimento que possam atender aos desafios da construção de um novo normal.

Um dos projetos sociais de destaque da PPP da Nova Ceasa é o Banco de Alimentos, criado em 2018 com o objetivo de captar, triar e distribuir alimentos para mais de 7 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, atuando de forma constante e consistente no combate à fome. Desde a criação do banco, 550 toneladas de alimentos foram arrecadadas entre os permissionários do entreposto.

Foto: Governo do PiauíBanco de Alimentos da Nova Ceasa
Banco de Alimentos da Nova Ceasa

Em 2018, a ONU escolheu a PPP da Nova Ceasa como um dos 15 melhores projetos do mundo, sendo o único representante brasileiro selecionado para o fórum. A parceria entre o Governo do Estado do Piauí e a empresa Brazil Fruit, concessionária que administra o entreposto, conseguiu, em apenas três anos, reformar, modernizar e ampliar toda a estrutura física da maior central de abastecimento do Piauí, incentivando o desenvolvimento social e econômico regional.

Veja a fala do governador Wellington Dias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS