Pensar Piauí

Na COP27, Lula espera ter encontros bilaterais com Biden, Macron e Guterres

Presidente eleito deve embarcar para o Egito no dia 14 e participar da segunda semana do evento

Foto: DivulgaçãoLula na COP27
Lula na COP27

 

CNN - Começa neste domingo (6) a cúpula internacional do clima COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Devem estar presentes mais de 30 mil delegados, de cerca de 200 países.

A reunião acontece no Centro Internacional de Convenções da cidade até o dia 18 de novembro. O objetivo é discutir detalhes sobre como desacelerar as mudanças climáticas e ajudar países que já sentem seus impactos.

A COP27 é a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Ela reúne representantes oficiais de governos e da sociedade civil.

As COPs são as maiores e mais importantes conferências anuais relacionadas ao clima.

A primeira delas aconteceu em 1994, após 197 países assinarem um tratado se comprometendo a estabilizar as concentrações de gases do efeito estufa. O tratado foi assinado na conferência ECO-92, que aconteceu no Rio de Janeiro, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A participação de Lula

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), confirmou a ida do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à cúpula climática. Com a ida, Lula pretende recuperar o protagonismo do Brasil frente à comunidade internacional.

Lula vai participar da Conferência a convite do presidente do Egito, Abdel Fattah El Sisi.

No dia 31 de outubro, o governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), havia publicado em seu Twitter sobre a participação de Lula. “Estamos trabalhando muito pela regulamentação da economia de baixo carbono e Lula seria um reforço fundamental nesta luta para conjugar desenvolvimento econômico com sustentabilidade”, escreveu Barbalho.

Em seu discurso de vitória após a divulgação do resultado do segundo turno da eleição de 2022, Lula abordou a temática do meio ambiente.

“Estamos abertos à cooperação internacional para preservar a Amazônia, seja em forma de investimento ou pesquisa científica. Mas sempre sob a liderança do Brasil, sem jamais renunciarmos à nossa soberania”, disse.

Aliados de Lula disseram à CNN neste sábado (5) que o presidente eleito pretende se reunir com os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron, além do secretário-geral da ONU, António Guterres.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS