MP vai investigar desfile com crianças negras vestidas como escravas

Nas imagens, é possível ver os estudantes desfilando com correntes de papel nos tornozelos. O evento foi realizado no último domingo (18/9)

Foto: ReproduçãoDesfile com crianças negras vestidas como escravas
Desfile com crianças negras vestidas como escravas

Metrópoles - Um desfile cívico realizado no último domingo (18/9), em Piraí do Sul (PR), virou alvo de investigação do Ministério Público. Isso porque, no evento, crianças negras foram retratadas como escravas e desfilaram usando trapos e correntes de papel nos tornozelos.

Em nota, a Procuradoria do Paraná afirmou que o município, localizado nos Campos Gerais do estado, deverá prestar esclarecimentos sobre o episódio. De acordo com os promotores, por envolver crianças, a apuração é sigilosa.

O desfile fez parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil.

Veja vídeo:

Imagens inicialmente compartilhadas nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Piraí do Sul mostraram o trecho do desfile. Contudo, após a repercussão negativa, o conteúdo foi removido e apenas outras partes do evento continuavam disponíveis.

Em nota, a Prefeitura de Piraí do Sul afirmou que o desfile buscava resgatar valores, como civismo, e desenvolver o “sentimento de pertencimento em toda a população”.

“O município entende que em momento algum o ato ficou caracterizado como ofensa aos negros nem se destinou a qualquer desrespeito à dignidade da pessoa humana”, diz o texto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS