Pensar Piauí

Morreu o cientista político e ex-ministro da Cultura Francisco Weffort

Ele fundou o PT e depois migrou para a política do PSDB

Foto: GloboFrancisco Weffort
Francisco Weffort

Morreu o cientista político e ex-ministro da Cultura Francisco Weffort, aos 84 anos. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Weffort participou da fundação do Partido dos Trabalhadores, sigla na qual ocupou o cargo de secretário-geral.

A informação foi confirmada pelo hospital Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, onde Weffort estava internado. A morte, ocorrida na noite de domingo, foi em decorrência de um infarto do miocárdio.

O cientista político foi filiado à legenda até 1994, quando foi convidado a assumir o cargo de ministro durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Antes de ser nomeado ministro, Weffort participou ativamente da campanha das Diretas Já, mobilizações populares em prol do restabelecimento das eleições diretas para Presidência no Brasil.

Sobre ele, assim escreveu o professor Luis Felipe Miguel:

Francisco Weffort foi um intelectual importante, incontornável para quem deseja pensar o Brasil das últimas décadas.

Ainda como ideólogo do PT, nos anos 1980 e começo dos 1990, foi um dos grandes responsáveis pela virada que tornou a esquerda virtualmente incapaz de fazer a crítica aos limites da democracia liberal.

Pegou a "democracia como valor universal", de Carlos Nelson Coutinho, e limou o que nela restava de uma perspectiva de classe.

Depois migrou para o PSDB e tornou-se, como Fernando Henrique, de quem foi apagado ministro, um homem de direita. Mas a démarche que promovera no entendimento da democracia continuou ativa na esquerda.

Lamento sua morte. Permanecia ativo intelectualmente. Esposava valores muitas vezes opostos aos meus, mas era impossível negar a argúcia de seu pensamento e o conhecimento sobre a história política do Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS