Pensar Piauí

Morre Olavo de Carvalho, guru da direita brasileira

De acordo com a nota divulgada pela família nas redes sociais de Carvalho, o escritor morreu na noite de 24 de janeiro

Foto: UOLOlavo de Carvalho
Olavo de Carvalho, ex-guru do Bolsonarismo 

O escritor e influenciador e guru da direita brasileira Olavo de Carvalho morreu aos 74 anos. 

De acordo com a nota divulgada pela família nas redes sociais de Carvalho, o escritor morreu na noite de 24 de janeiro. 

Ainda segundo a nota, ele estava em um hospital de Richmond, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

Olavo de Carvalho foi diagnosticado com Covid-19 oito dias antes. 

Nascido em Campinas, no interior de São Paulo, Olavo Luiz Pimentel de Carvalho se intitulava professor de filosofia e ficou conhecido por vídeos e livros que apoiam o conservadorismo político e que recusam o discurso politicamente correto. 

Considerado um ex-guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho já foi elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais, mas criticado por militares que integram seu governo. Nos últimos meses, no entanto, ele vinha fazendo críticas ao presidente. 

Olavo de Carvalho era negacionista e por diversas vezes chegou a duvidar da existência da pandemia. "O medo de um suposto vírus mortífero não passa de historinha de terror para acorvardar a população e fazê-la aceitar a escravidão como um presente de Papai Noel", escreveu ele no Twitter em 12 de maio de 2020.

Carvalho deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos. 

Problemas de saúde anteriores

Em 8 de julho de 2021, Olavo deu entrada no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor), em São Paulo, para fazer exames e uma avaliação cardiológica, segundo nota do hospital. Na época, o escritor já residia na cidade de Petersburg, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

No período em que ficou internado, Carvalho teve crise de angina e foi submetido a tratamento para compensação cardíaca. Em 13 de julho, passou por uma cirurgia de emergência para revisão da operação da bexiga realizada em maio do mesmo ano nos Estados Unidos. Ele teve alta após dez dias e passou a fazer um acompanhamento em casa. 

Em 9 de agosto, porém, voltou a ser hospitalizado no InCor, com quadro de insuficiência cardíaca e renal aguda e infecção sistêmica. 

Ele era portador da Doença de Lyme, uma infecção transmitida por carrapato que causa irritações na pele e sintomas semelhantes ao da gripe. Carvalho também era cardiopata.

"Que Deus o perdoe", diz filha

Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho afirmou que o pai morreu em decorrência da Covid-19. Ele testou positivo para a doença em 16 de janeiro. 

Ela lamentou nas redes sociais a morte do pai, deixou mensagens críticas ao escritor, mas também afirmou que “comemorar a morte de qualquer pessoa é assinar o atestado de total falta de humanidade”. Em uma das postagens, ela também pediu que Deus perdoasse todas as “maldades” que o pai cometeu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS