Pensar Piauí

Morre Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, aos 92 anos

Uma das figuras mais importantes da segunda metade do século XX

Foto: DivulgaçãoMikhail Gorbachev
Mikhail Gorbachev

O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, responsável por encerrar a Guerra Fria sem derramamento de sangue, morreu hoje aos 91 anos, segundo informou a agência de notícias russa Interfax. A informação foi confirmada pelo Hospital Clínico Central. A causa da morte, no entanto, não foi divulgada.

Gorbachev liderou a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) entre os anos de 1985 e 1991 como secretário-geral do Comitê Central do PCUS (Partido Comunista da União Soviética) e depois como presidente da URSS. Ele anunciou o término de suas atividades como presidente após a assinatura dos Acordos de Belovezhskaya em dezembro de 1991.

Ele foi o oitavo e último presidente da União Soviética e uma das figuras mais importantes da segunda metade do século XX.

Ganhador do prêmio Nobel da Paz, ele foi o responsável por colocar em andamento as reformas econômicas e políticas conhecidas como glasnost (reabertura) e perestroika (reestruturação), que levaram à dissolução da URSS.

Muitos russos nunca perdoaram Gorbachev pela turbulência causada por suas reformas, considerando a subsequebte queda em seus padrões de vida um preço alto demais a pagar pela democracia.

Depois de visitar Gorbachev no hospital em 30 de junho, o economista liberal Ruslan Grinberg disse ao jornal das forças armadas russas Zvezda: “Ele nos deu toda a liberdade – mas não sabemos o que fazer com ela”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS