Pensar Piauí

Piauí quer integrar sistema florestal para aumento da resiliência climática

Missão Fida apoia implementação do PVSA no Piauí

Foto: SAFMissão Fida no Piauí
Missão Fida no Piauí

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar e do Projeto Viva o Semiárido, recebeu a Missão Remota de Apoio à Implementação do PVSA, do FIDA (Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola).

Esta é a segunda missão da equipe do Fida no estado, dessa vez de forma remota, com objetivo de acompanhar a implementação do projeto e acordar sobre os últimos sete meses antes da finalização.

"O principal objetivo na abertura das atividades foi mostrar o balanço, um retrato atualizado do PVSA para o Fida , foi importante também porque foi reforçado o interesse do Estado nos dois projetos em negociação com o Fida, o Piauí Produtivo e Inclusivo que está em andamento e já foi aprovado pelo Fundo Internacional, dependendo apenas da reclassificação da capacidade de pagamento do Estado, e o projeto articulado pelo Fida juntamente com o BNDES e com o Fundo Verde do Clima, que trata da parte produtiva, ambiental e de educação, e que vai beneficiar três estados do Nordeste com a implementação de sistemas florestais para o aumento da resiliência climática de agricultores familiares do semiárido e o acesso a água. O Piauí pleiteia ser um desses estados e já tem uma sinalização positiva do Fida”, ressaltou Francisco das Chagas Ribeiro,Coordenador do PVSA no Piauí.

Ribeiro informou que a agenda da missão inclui, até a próxima semana, reuniões com a Sefaz, Seplan e com todas as co-executoras do projeto. Ao final destas atividades, será assinado um novo memorando que resume os compromissos para a finalização do projeto de acordo de empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

O oficial de programas Fida no Brasil, Hardi Vieira, reforça que uma das metas da missão é acordar um plano de ação para a finalização do projeto em 2021."Iniciamos esta segunda missão totalmente remota conversando com executores de modo que o PVSA tenha êxito e alcance suas metas de forma integral na sua finalização, e também será feita uma avaliação de impacto e material relacionado e sistematizado de boas práticas para que tudo seja documentado, já que foi implementado durante seis anos de execução, e hoje trabalha em 90 municípios do semiárido piauiense, com 21 planos de investimentos nas cadeias chave como cajucultura, piscicultura e fruticultura, e continua tendo foco muito forte na inclusão do público mais vulnerável”, pontuou.

Hardi destaca ainda que este é um projeto que visa a redução da pobreza rural, com o trabalho tendo a participação das mulheres, dos jovens e também das comunidades tradicionais como os quilombolas."O PVSA é um sucesso e visa encaminhar junto com o governo do estado a finalização e execução com 100% das metas e abrir caminho para outras iniciativas”, destacou o hefe da missão.

Foto: SAFIncentivo e apoio à agricultura familiar
Incentivo e apoio à agricultura familiar com o projeto Viva Semiárido 

Foto: SAFQuintais produtivos por meio da ovinocaprinocultura
Quintais produtivos por meio da ovinocaprinocultura

Foto: SAFPiscicultura
Piscicultura

FIDA

O projetos no Brasil tem como objetivo apoiar e promover o aumento da produção e da renda da agricultura familiar, facilitando o acesso a serviços básicos, conectando-os aos mercados e fortalecendo suas organizações. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS