Pensar Piauí

Merlong Solano comanda apresentação do novo PAA e defende manutenção da Conab no MDA

O PAA é um programa que compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e destina gratuitamente para pessoas que não têm acesso à alimentação

Foto: ReproduçãoO deputado federal Merlong Solano (PT)
O deputado federal Merlong Solano (PT)

O deputado federal Merlong Solano (PT) comandou reunião na quinta-feira (18) com dirigentes nacionais e regionais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a apresentação das regras de funcionamento do novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O encontro, realizado virtualmente, reuniu cerca de 300 agricultores familiares, lideranças municipais do Piauí e representantes de associações, sindicatos e cooperativas ligados à agricultura familiar. 

O PAA é um programa por meio do qual o Governo Federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina gratuitamente para pessoas que não têm acesso à alimentação adequada e saudável e àquelas atendidas pela rede da assistência social. Este ano o governo federal está destinando R$ 320 milhões para o programa e a região Nordeste será a maior beneficiada com os recursos. 

Merlong destacou que para que os agricultores sejam contemplados com o programa precisam ter acesso a informações como a documentação exigida para o cadastro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), o prazo para envio das propostas (que vai até 14 de junho) e os critérios de ranqueamento. “O PAA é um programa extremamente importante para a agricultura familiar do Piauí, pois ajuda a escoar a produção do campo, gera renda para as famílias e movimenta a economia das nossas cidades. Para ter acesso ao programa, os agricultores precisam antes de tudo ter acesso à informação sobre o seu funcionamento, suas regras, para terem condições de se adequar. Foi isso que oferecemos nessa oficina. Meu mandato abraça a agricultura familiar, tanto com recursos de emendas parlamentares, quanto oferecendo assistência técnica”, frisou o deputado.  

Manter a Conab no MDA 

Merlong faz parte do grupo de parlamentares que defende a permanência da Conab no escopo do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Do outro lado, deputados ligados ao agronegócio, defendem a migração da pasta para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Durante o encontro, o petista pontuou que manter a Conab no MDA é fundamental para garantir políticas públicas de apoio à agricultura familiar. 

“A Conab trabalha com o agricultor familiar. Qual o programa mais forte da Conab hoje? O PAA, que deve ser feito junto ao pequeno agricultor. É um trabalho artesanal, diagnosticando a situação do agricultor, e que tem relação com outros órgãos e políticas públicas. Isso não é vocação do Ministério da Agricultura, sua grande vocação é o agronegócio, que é importante também e que já conta com o apoio da Conab. Portanto, a Conab deve ficar no MDA”, enfatizou o deputado.

Com informações da Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS