Pensar Piauí

MDS e Ceagesp articulam parceria para evitar desperdício de alimentos

A proposta, ainda em desenho, deve contemplar as famílias que vivem na área rural e têm a subsistência a partir de pequenas produções

Foto: ReproduçãoMDS e Ceagesp
MDS e Ceagesp

Uma das frentes de atuação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) consiste em estabelecer ações que promovam a segurança alimentar e nutricional da população de baixa renda. Evitar o desperdício integra esse conjunto de iniciativas. O tema foi debatido na quinta-feira (22.02), em audiência do ministro Wellington Dias com o diretor-presidente da Companhia Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Jamil Yatim.

Durante o encontro, o ministro tratou de possibilidades de parcerias com a entidade, a fim de combater o desperdício de alimentos, a partir de um trabalho de incentivo à agricultura familiar, a exemplo do que é realizado no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo MDS.

“A Ceagesp tem uma capilaridade importante, ao garantir a distribuição de alimentos a quem mais precisa, aliada ao incentivo dos agricultores familiares”, avaliou o ministro. A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, e a secretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, também estiveram no encontro.

A proposta, ainda em desenho, deve contemplar as famílias que vivem na área rural e têm a subsistência a partir de pequenas produções. “Estamos altamente capacitados a realizar esse atendimento e nos sentimos honrados em poder estender o braço ao Governo Federal, também por meio do MDS”, declarou Jamil Yatim.

A Ceagesp é uma empresa pública federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e representa um importante elo na cadeia de abastecimento de produtos hortícolas.

A parceria com a Ceagesp é mais uma etapa do trabalho realizado pelo MDS na promoção da segurança alimentar e nutricional e no combate à fome. Em dezembro de 2023, o órgão firmou parceria com a Rede de Bancos de Alimentos a fim de reduzir o desperdício de alimentos, desde a produção até a mesa das famílias.

Com informações do MDS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS