Pensar Piauí

Mateus: de garimpeiro e dono de mercearia a 9º mais rico do Brasil

Essa é a trajetória do maranhense que se tornou o nono homem mais rico do Brasil

Foto: O MaranhenseIlson Mateus
Ilson Mateus

 

Fonte: O Imparcial

Durante a Edição Especial da Revista Forbes, de nº 80, o empresário maranhense Ilson Mateus, dono da rede de supermercados Mateus, apareceu entre os 10 bilionários mais ricos do Brasil pela primeira vez.

Na lista, Ilson Mateus aparece em 9º lugar, enquanto o empresário da Havan, Luciano Hang, aparece em 10º. O primeiro colocado na lista é o banqueiro Joseph Safra, Libanês naturalizado brasileiro, ele possui uma fortuna de R$ 119,08 bilhões.

Ilson Mateus foi de garimpeiro e dono de mercearia que vendia cachaça a proprietário de um império varejista e de uma fortuna estimada em R$ 20 bilhões.

Pouco conhecido em São Paulo, maior centro econômico do Brasil,  ele encabeça um dos maiores conglomerados do Norte e Nordeste. O maranhense de 57 anos começou a carreira ainda na adolescência, tentando a sorte como garimpeiro em Serra Pelada (PA), nos anos 1970. Em 1986, abriu sua primeira mercearia em Balsas no Maranhão, com especialidade da venda de cachaça.

O empresário percebeu a necessidade dos consumidores e resolveu investir na "importação" de outros itens vindos de Imperatriz (MA). Com isso, conseguiu fidelizar clientes, e a mercearia virou um supermercado, que foi se expandindo pela região.

Mesmo com o império consolidado, Mateus não abandonou as lojas de bairro, e ampliou a rede, com atacarejos, hipermercados, lojas de eletrônicos e centros de distribuição. Hoje, o grupo tem 137 lojas físicas, presentes em mais de 50 cidades no Pará, Maranhão e Piauí, com marcas como Mix Atacarejo, Camiño e Eletro Mateus.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS