Pensar Piauí

Martinho da Vila não fez prova de vida. INSS cortou aposentadoria e briga foi para a Justiça

Desde setembro de 2023, Martinho da Vila tem enfrentado uma batalha legal na Justiça Federal

Foto: ReproduçãoMartinho da Vila
Martinho da Vila

Desde setembro de 2023, Martinho da Vila tem enfrentado uma batalha legal na Justiça Federal para restabelecer o recebimento de sua aposentadoria, válida desde 2006.

Esta luta surge após o sambista descobrir, no ano anterior, que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) havia interrompido os depósitos de seu benefício devido à falta da prova de vida, um procedimento obrigatório para os beneficiários do INSS.

Martinho da Vila está sem receber sua aposentadoria desde julho de 2021 e desde então tem se empenhado em restabelecer o pagamento. De acordo com o jornal O Globo, entre outubro de 2022 e junho de 2023, o artista realizou 13 novas provas de vida para validar seu direito.

No entanto, apesar dos esforços de Martinho, a Seguridade Social não retomou o pagamento de forma automática e não ofereceu uma previsão sobre os valores retroativos que podem ser pagos, estimados em cerca de R$ 80 mil. Diante disso, o artista tomou a decisão de acionar seus advogados para garantir seus direitos por meio do sistema judicial. O caso está atualmente em andamento na 31ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS