Pensar Piauí

Manifestações antidemocráticas, bolsonarismo e o governo Lula. O que podemos esperar?

As manifestações golpistas do bolsonarismo, agora, só sobrevivem em quartéis

Foto: ReproduçãoJosé Carvalho, presidente do PCdoB do Piauí
José Carvalho, presidente do PCdoB do Piauí

Os bloqueios ilegais promovidos por bolsonaristas insatisfeitos com o resultado das eleições iniciados no dia da eleição do segundo turno (30/10), enfim, deixaram as estradas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), desde a noite da última quinta-feira (3) não há qualquer rodovia com bloqueio total no país. Entretanto, alguns autoproclamados "patriotas" seguem em vigília junto a quartéis pelo país, protagonizando cenas que vão do ridículo ao criminoso.

Para o presidente do PCdoB do Piauí, José Carvalho, o presidente Jair Bolsonaro e o bolsonarismo são frutos da antipolítica que ganhou força no Brasil a partir das manifestações de 2013 e se consolidou com o lavajatismo, que desmontou a estrutura partidária brasileira sob o argumento falso do combate à corrupção. “A pauta do combate à corrupção, somado à questão dos costumes, levaram Bolsonaro à Presidência da República em 2018. No aspecto político, é um governo autoritário, e na economia é ultraliberal. Essa foi a tônica do seu governo”.

“Nas eleições deste ano, o povo brasileiro foi às urnas para derrotar o negacionismo que levou à morte cerca de 700 mil pessoas durante a pandemia. Também contra o desemprego, a inflação e a fome. A vitória de Lula traz o Brasil de volta à normalidade política, ao ambiente democrático e, encerra a mais danosa experiência de governo de extrema-direita, que chegou ao poder pelo voto na América Latina”, destaca José Carvalho ao pensarpiauí.

De acordo com José Carvalho, é preciso que lideranças de esquerda tenham atenção para derrotar o bolsonarismo, que seguirá com robusta representação parlamentar e civil na próxima legislatura.

"Bolsonaro demorou a se manifestar sobre o resultado das eleições e, quando o fez, não foi claro em seu pronunciamento. Sinalizou para suas milícias interditarem estradas, pedirem intervenção militar e criarem um ambiente de caos no país. Mas os bolsonaristas radicalizados encontraram resposta à altura das instituições brasileiras (STF, TSE), e a sociedade organizada uniu forças em defesa da democracia e do estado de direito. No momento, as tentativas golpistas foram contidas, mas isso não quer dizer que a extrema-direita não atente, outra vez, contra a democracia”, ressaltou.

Sobre os desafios do novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Carvalho diz que é preciso unir todas as forças políticas. “O desafio do presidente eleito, Lula, será constituir um amplo leque de forças políticas para fazer valer o resultado das urnas e governar olhando para o povo simples do Brasil, como fez nas eleições e como afirmou em seu discurso de posse”.

A seguir, um vídeo de uma das manifestações antidemocráticas que aconteceram no pais:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS