Pensar Piauí

Lula promete acabar com teto de gastos

A declaração aconteceu durante encontro com reitores de universidades federais em Juiz de Fora, Minas Gerais

Foto: DivulgaçãoLula
Lula

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu acabar com o teto de gastos, nesta quarta-feira (11), caso seja eleito presidente nas eleições deste ano. A declaração aconteceu durante encontro com reitores de universidades federais em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Mesmo não querendo manter o teto, o petista disse que não será “irresponsável” e que gastará com o “necessário”.

“Não haverá teto de gastos no nosso governo. Não que eu vá ser irresponsável e gastar para endividar o futuro da nação, não. É porque nós vamos ter que gastar com aquilo que é necessário, como a educação, para que possamos produzir”, afirmou Lula.

“O que vai resolver a relação dívida e PIB [Produto Interno Bruto] é o crescimento do PIB, e não o corte orçamentário”, acrescentou.

O teto de gastos foi proposto em 2016 durante o governo de Michel Temer (MDB) e passou a valer no ano seguinte tendo duração de 20 anos. A medida impõe limites de gastos para a União, podendo ser corrigido apenas pela inflação do ano anterior.

Lula destacou ainda que voltar à Presidência da República será um “trabalho maluco”, e que voltará para fazer mais do que já foi feito em seus governos anteriores.

“Vou voltar com mais vontade, com mais experiência e com mais disposição de fazer mais do que já fiz para esse país, porque eu sinto vergonha. O país que deixei e doze anos depois, ao invés de ter avançado a um padrão Noruega e França, retrocedeu”, declarou.

Com informações do DCM 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS