Pensar Piauí

Lula lançará programa para baratear viagens para aposentados e empregadas domésticas

O novo programa é similar a outra proposta do governo, batizada de “Voa Brasil”.

Foto: ReproduçãoPresidente Lula
Presidente Lula

 

O presidente Lula afirmou que o Ministério do Turismo vai apresentar um programa para baratear os preços de passagens para aposentados, trabalhadoras domésticas e outros grupos. O petista ainda não detalhou a medida ou estimou os custos do projeto.

Ele relatou ter conversado com o ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), para viabilizar o projeto. A titular anterior da pasta, Daniela Carneiro, deixou o posto após pedir desligamento do partido.

“Eu falei com o ministro, ele vai apresentar um programa. Ele vai tomar posse ainda oficialmente agora. O que eu quero é que a gente apresente um programa para facilitar a viagem dos aposentados, dos trabalhadores, das empregadas domésticas, nós temos que baratear para as pessoas poderem viajar. Por que é isso que dá uma dimensão de soberania e nação ao nosso povo”, afirmou o presidente em sua live semanal.

Lula ainda citou diretamente as passagens aéreas e disse que alguns voos domésticos costumam ser mais caros do que viagens internacionais. “Existe um turismo interno muito grande. O que nós precisamos é discutir como baratear o preço da passagem de avião para o povo viajar, porque está muito caro para viajar. Às vezes, para ir de Brasília até São Paulo é mais caro do que daqui para Miami. Não é possível. Precisamos encontrar uma saída para reduzir os preços das passagens”, prosseguiu.

O novo programa é similar a outra proposta do governo, batizada de “Voa Brasil”. Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos, estimou uma oferta de 1,5 milhão de passagens aéreas por mês a preços de R$ 200. A previsão é que o novo programa, anunciado por Lula nesta terça (1), seja lançado oficialmente agora em agosto.