Pensar Piauí

Lula e Macron anunciam 1 bilhão de euros para Amazônia

O plano terá como metas a parceria técnica e financeira entre os bancos BASA, BNDES e a Agência Francesa de Desenvolvimento

Foto: Ricardo Stuckert/ PRLula e Macron
Lula e Macron

Em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciaram nesta terça-feira (26) um programa que pretende investir 1 bilhão de euros na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa, território ultramarino da França na América do Sul.

De acordo com G1, o investimento será realizado nos próximos quatro anos e terá colaboração entre bancos públicos brasileiros e a Agência Francesa de Desenvolvimento. Além disso, há a previsão de investimento privado no projeto.

O plano terá como metas a parceria técnica e financeira entre os bancos BASA, BNDES e a Agência Francesa de Desenvolvimento, presente no Brasil e na Guiana Francesa, um novo acordo científico entre a França e o Brasil além da criação de um hub de pesquisa, investimento e compartilhamento de tecnologias-chave para a bioeconomia.

Além disso, o plano busca estabelecer a geração de empregos e qualificação de mão de obra voltadas para o setor sustentável, e tecnologias baseadas em recursos biológicos e práticas agroecológicas.

Macron iniciou sua visita ao Brasil pela Amazônia e concedeu ao líder indígena da etnia kayapó, cacique Raoni Metuktire, a Ordem Nacional da Legião de Honra, a maior honraria concedida pela França a seus cidadãos e estrangeiros que se destacam por suas atividades no cenário global. Raoni Metuktire, de 92 anos, dedicou sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta.

Além de Belém, Macron também terá uma agenda em Brasília.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS