Lula convoca reunião de emergência para discutir MP dos Ministérios
Consequência seria a formatação da Esplanada de Jair Bolsonaro a partir de amanhã.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião de emergência na manhã desta quarta-feira, 31, no Palácio da Alvorada, para discutir com seus principais auxiliares a crise em torno da Medida Provisória (MP) da reestruturação dos ministérios. O governo identificou risco real de o texto, que vence nesta quinta-feira, dia 1º, não ser votado no Congresso. A consequência seria a formatação da Esplanada de Jair Bolsonaro a partir do dia 2.
Na prática, 17 ministérios deixarão de existir a partir de amanhã e figuras centrais para a eleição de Lula, como a ministra do Planejamento, Simone Tebet, ficarão sem cargo do dia para a noite. Compromissos de campanha como o Ministério dos Povos Indígenas seriam feridos e a Pasta que cuida do Bolsa Família, a do Desenvolvimento Social, cairia na extinção.
A reunião no Palácio da Alvorada teve a presença dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), além do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). Agora, Lula está reunido com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, para dar seguimento à pauta de política externa.
De acordo com relatos, Lula quer um esforço de guerra para votar o texto hoje, com todo o governo mobilizado. Até mesmo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que mantém boa relação com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que tem base na Casa. Ontem, Lira adiou a votação da MP da reestruturação após ver risco de derrota do texto.
Com informações do Terra
Deixe sua opinião: