Pensar Piauí

Lula assiste ao desfile do 7 de Setembro ao lado de ministros

Tradicional desfile do 7 de Setembro, Dia da Independência, ocorre na Esplanada dos Ministérios, com participação do presidente Lula

Foto: Metrópoles7 de setembro
7 de setembro

 

Metrópoles O primeiro desfile da Independência do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou pontualmente às 9h. Acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, o petista andou em carro aberto. A programação oficial deve durar cerca de 2h e não há previsão de discurso do mandatário.

Lula assiste ao desfile na tribuna de honra, ao lado do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (PMDB); do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; e da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, viajou para Alagoas, seu reduto eleitoral, ainda na quarta-feira (6/9) e só deve retornar à capital federal no início da próxima semana.

Em meio a uma reforma ministerial, o presidente contou com o apoio de grande parte do seu primeiro escalão. Está presente na tribuna de honra, inclusive, o ministro Márcio França, que perdeu a pasta de Portos e Aeroportos e ganhou o recém-criado Ministério de Micro e Pequenas Empresas.

Dois dos principais ministros de Lula, Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e Fernando Haddad (Fazenda) estão ausentes.

Antes da cerimônia, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, agradeceu pelo trabalho da agora ex-ministra do Esporte Ana Moser. Apesar de elogio de Padilha, Moser foi vista em avião saindo de Brasília em direção a São Paulo, nesta quinta de manhã.

Além de Padilha, participam do evento os ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Juscelino Filho (Comunicações), José Múcio (Defesa), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).

Também estão presentes na cerimônia o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que acumula o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, José Múcio (Defesa), Anielle Franco (Igualdade Racial), Margareth Menezes (Cultura), Marina Silva (Meio Ambiente), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Nísia Trindade (Saúde), Luiz Marinho (Trabalho) e Renan Filho (Transportes).

O evento tem cerca de 200 convidados, entre membros do governo federal e representantes das Forças Armadas.

O governo estima um público de 30 mil pessoas para assistir ao desfile militar, à Esquadrilha da Fumaça e às inovações propostas para este ano, com o tema: “Democracia, soberania e união”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS