Eleições 2020

Lucineide Barros apresenta Bem Viver, seu plano de governo

Candidata do PSOL explica que proposta do partido é por fim à exploração da população em harmonia com a natureza

  • quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Foto: Reprodução FacebookLucineide Barros
Lucineide Barros

A candidata do PSOL à Prefeitura de Teresina, Lucineide Barros, apresentou na noite dessa terça-feira (13) o plano de governo do partido para a gestão da capital. A plenária ocorreu na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI).

O plano de governo do PSOL para Teresina é chamado de Bem Viver, e se propõe em acabar com a exploração do povo da cidade, mas sim fazer a população viver em harmonia com a natureza e outras vidas. 

Foto: Reprodução FacebookLançamento do plano de governo
Lançamento do plano de governo

O plano Bem Viver é dividido em vários setores: educação democrática, emancipadora e popular; cultura; habitação e moradia; mobilidade urbana; meio ambiente; juventude; LGBTQIAP+; mulheres - vidas que constroem Teresina; saúde e indígenas - vidas que constroem. Ele pode ser acessado pelo site https://www.lucineidebarros.com.br.

“Eu e Cyntia (candidata à vice) estamos candidatadas à Prefeitura de Teresina para mudar de verdade a cidade, construir uma Teresina para o Bem Viver. Entendemos que todas as pessoas têm direito à cidade, que o público deve prevalecer sobre o privado, que as opressões devem ser combatidas e superadas, que é nosso compromisso defender os rios e matas, e que podemos ter uma gestão democrática, compartilhada e participativa envolvendo as pessoas que constroem essa cidade”, afirma Lucineide

Lucineide Barros é negra, professora, educadora popular e trabalha na Universidade Estadual do Piauí. É pesquisadora e coordena projetos de extensão; tem mestrado em educação, com estudo sobre a participação de lideranças de bairros no orçamento popular de Teresina.

No doutorado estudou sobre a política de educação do campo a partir de uma forte relação com o MST. Nos anos 1990/2000 integrou o movimento popular comunitário do Piauí, tendo sido dirigente da Associação de Moradores do seu bairro (Buenos Aires); presidiu a Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí (FAMCC/PI) nos anos 90/2000, quando participou ativamente das lutas pela reforma urbana e de movimentos de luta pela moradia, tendo sido liderança em ocupações e uma das fundadoras da Vila Irmã Dulce. Atualmente integra o movimento docente da UESPI na luta contra a precarização da universidade, o Comitê Piauí da Auditoria Cidadã da Dívida no Piauí e a Frente Popular de Mulheres Contra o Feminicídio.

A candidata a vice-prefeita é Cyntia Falcão, mulher negra, mãe e professora. Está na luta pela Educação desde quando construiu o Grêmio Estudantil de sua Escola, e posteriormente seguiu construindo o Centro Acadêmico de História e DCE UFPI. Hoje é professora da Secretaria Estadual de Educação e militante do PSOL.

Deixe sua opinião: