Pensar Piauí

Lenda do samba, Nelson Sargento, morre de Covid-19

O compositor estava internado no Rio de Janeiro e, de acordo com sua assessoria, a família autorizou sua intubação nesta quarta-feira

Foto: Folhe PENelson Sargento
Nelson Sargento

Morreu nesta quinta-feira (27), vítima da Covid-19, o sambista Nelson Sargento, aos 96 anos.

Um dos principais nomes do samba e da música popular brasileira, Sargento foi diagnosticado com o novo coronavírus na última sexta-feira (21), quando foi internado.

No dia 26 de fevereiro, o compositor da Mangueira recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em casa. Além da idade avançada, Nelson sofreu com um câncer de próstata anos atrás.

Grande representante do samba, Nelson Sargento foi cantor, compositor, pesquisador, artista plástico, ator e escritor.

Atualizada às 11:37 

Fórum - Um dos sambistas mais reconhecidos do país, Nelson Sargento, de 96 anos, está internado em estado grave no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Rio de Janeiro. Seu estado clínico é grave e inspira cuidados, conforme divulgou a instituição, nesta quarta-feira (26).

Sargento está internado desde quinta-feira (20). Ele deu entrada no hospital com quadro de desidratação, anorexia e significativa queda do estado geral de saúde. Ao chegar ao Inca, os médicos realizaram o teste para Covid-19 e o resultado foi positivo.

No sábado (22), o sambista foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com piora do padrão ventilatório e hipertensão. Com isso, passou a respirar com auxílio de máscara de oxigênio. O Inca não confirmou se ele foi intubado. No entanto, segundo a assessoria do compositor, a família autorizou sua intubação nesta quarta.

Sargento faz acompanhamento no Inca desde 2005, quando foi diagnosticado com um câncer de próstata, já tratado. No dia 26 de fevereiro, o compositor da Mangueira recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Otimismo

O sambista concedeu, em fevereiro, entrevista ao Estadão. Ele lamentou a pandemia, que provocou o cancelamento do Carnaval e o forçou a ficar em isolamento em seu apartamento, em Copacabana. No entanto, Sargento se disse otimista e falou  sobre a felicidade de ter sido vacinado.

“Isso tudo vai passar. Tem que passar. Levantei a manga da camisa, a moça fez o trabalho dela. Eu fui ao céu e voltei”, declarou Nelson Sargento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS