Pensar Piauí

Força-Tarefa Popular apoia Lei de Participação Social

A Lei instituiu a Politica Estadual de Participação Social

Foto: DivulgaçãoArimatéia Dantas
Arimatéia Dantas


A Superintendente de Relações Institucionais e Movimentos Sociais do Governo do Estado, Raimunda Núbia Lopes da Silva, recebeu em audiência na última terça-feira (18), o ativista Arimateia Dantas, coordenador da Força-Tarefa Popular (FTP), articulação da sociedade civil que promove controle social. 

Na oportunidade, FTP tratou da efetivação da Lei Estadual nº 7.357/2020 que instituiu a Política Estadual de Participação Social. Segundo Arimateia Dantas, a lei tem grande relevância para a transparência e aperfeiçoamento da democracia. Diz que a lei possibilita que o cidadão e a coletividade a apontarem soluções para os problemas vividos no cotidiano dos municípios. “A lei motiva as pessoas a construírem uma sociedade mais interativa e colaborativa possibilitando uma partilha mais responsável e pessoal dos problemas da coletividade buscando soluções”, disse Dantas.

Destacou, ainda, a importância para o aperfeiçoamento da democracia e a possibilidade real dos poderes executivo, legislativo e sociedade se darem as mãos e construírem um projeto humanizado que possa elevar a qualidade de vida e a dignidade humana. Sugeriu que a lei seja amplamente divulgada em forma de cartilha. Afirmou que a edição da Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida de 2022 a aplicação da lei e sua divulgação serão um dos principais objetivos da caminhada que deverá ter mais de 200km.

A superintendente achou muito importante a manifestação da sociedade civil em relação à lei 7.357. "O apoio e reconhecimento da Força-Tarefa Popular à lei demonstra que a sociedade vai acolhê-la. Junto, sociedade e Estado podem construir uma nova forma de gerenciamento de crises trazendo para o centro do debate os que sofrem diretamente com os problemas”.

Núbia Lopes ainda destacou que está aberta aos demais movimentos da sociedade para juntos caminharem para que a lei de participação social saia do papel e venha para o dia-a-dia da comunidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS