Pensar Piauí

Janja é chamada de “Evita de Lula” por revista da Argentina

Eva Perón foi primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito presidente

Foto: ReproduçãoCapa da Revista Notícias, que deu a Janja seu principal destaque na edição da semana
Capa da Revista Notícias, que deu a Janja seu principal destaque na edição da semana

Dcm - A revista argentina “Noticias” dedicou a capa de sua edição semanal a Rosângela da Silva, a esposa de Luiz Inácio Lula da Silva. Aqui, o link para o peródico argentino.

A reportagem traça um breve paralelo entre a socióloga e a mitológica figura de Evita Perón,  em função do “carisma” de ambas e da “crescente exposição” de Janja.  A esposa de Juan Domingo Perón teve papel importante junto as camadas mais simples da população argentina, a quem chamava de “descamisados”, para angariar apoio para seu marido.

A reportagem traça um perfil da socióloga, destacando sua militância no Partido dos Trabalhadores desde os 18 anos, sua formação acadêmica e seu relacionamento com Lula, cuja oficialização deu-se no mesmo dia em que o presidente eleito saiu da prisão em Curitiba, após 580 dias do encarceramento determinado por Sergio Moro.

A matéria ressalta ainda a importância estratégica da presença de Janja na campanha do petista, na medida em que ela tanto emprestava a Lula uma imagem de vigor físico e emocional, bem como no que se refere a fornecer ao petista elementos novos em seu discurso, incluindo temas como sustentabilidade, feminismo e a importância da agricultura orgânica.

Embora bastante favorável à futura primeira-dama, a reportagem também menciona que ela não era unanimidade entre os participantes da campanha, sendo vista por alguns como “invasiva” ou ainda “excessivamente espontânea”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS