Pensar Piauí

Itamaraty cobrará explicações de embaixada da Espanha sobre racismo contra Vini Jr.

O Itamaraty informou que o objetivo é transmitir a posição de repúdio e cobrança do governo brasileiro em relação ao caso.

Foto: Reprodução/redes sociaisVini Jr. sofre ataque racista durante jogo
Vini Jr. sofre ataque racista durante jogo

 

O Itamaraty vai chamar a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, para dar explicações após o novo caso de racismo sofrido por Vinícius Jr. O jogador foi chamado de “macaco” durante uma partida da LaLiga, no último domingo (21).

Os ataques aconteceram na partida entre Real Madrid e Valencia, pelo campeonato espanhol. O jogo chegou a ser paralisado por cerca de oito minutos no segundo tempo por conta dos gritos preconceituosos dos torcedores rivais.

De acordo com informações do Blog da Andréia Sadi, do G1, o Itamaraty informou que o objetivo é transmitir a posição de repúdio e cobrança do governo brasileiro em relação ao caso.

Secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha afirmou que “espanta a persistência dos crimes que são cometidos contra o atleta brasileiro, contra todos os afrodescendentes e, sim, contra toda a humanidade, a cada cântico e a cada gesto racista lançado contra o jogador.”

A embaixada espanhola no Brasil também usou as redes sociais para comentar o caso. Ela disse que condenava “com veemência as manifestações e atitudes racistas”, expressou solidariedade ao atacante brasileiro e disse que os ataques “de nenhuma maneira refletem as posições antirracistas da absoluta maioria da população espanhola.”

Após o episódio, Vini Jr afirmou que “não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira” vez que episódios como esse aconteciam. “O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito”, disse o jogador em seu perfil oficial no Instagram.


 

Com informações do DCM 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS