Pensar Piauí

INSS divulga calendário anual de pagamentos para 2023; confira

Datas são dividas de acordo com o valor do benefício, do menor salário para o maior, e conforme o número do benefício

Foto: ReproduçãoINSS
INSS

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta quinta-feira (8), o calendário de pagamentos de 2023, que contempla mais de 37 milhões de aposentados, pensionistas e outros segurados.

O calendário é dividido de acordo com o valor que o segurado tem direito, do menor salário para o maior, e conforme o número do benefício. Quem recebe até um salário mínimo começa a ter o pagamento na última semana do mês, enquanto segurados de renda acima do piso previdenciário terão os depósitos iniciados na primeira semana do mês seguinte.

Em janeiro, por exemplo, trabalhadores com direito à renda mensal de até um salário mínimo terão os depósitos referentes ao mês entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro; os que recebem acima do piso, terão direito ao pagamento a partir do dia 1.º de fevereiro.

Vale lembrar que os depósitos são interrompidos em finais de semana, feriados nacionais e datas em que os bancos não operam.

Para saber quando o pagamento será depositado, o segurado precisa ter em mãos o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador (aquele que vem depois do traço).

Por exemplo, no número de benefício (NB) 123.456.789-0, o algorismo final é o 9.

Para quem recebe o benefício já “há algum tempo”, de acordo com o comunicado oficial do Ministério do Trabalho e Previdência, vale a data habitual.

Os valores referentes ao ano que vem já serão pagos com reajuste à inflação.

Confira o calendário abaixo:

Foto: ReproduçãoConfira o calendário
Confira o calendário

 

Com informações da CNN

ÚLTIMAS NOTÍCIAS