INSS começa a pagar 13º este mês; veja calendário

Aposentados e pensionistas do INSS vão receber o décimo terceiro de 2022 nos calendários de abril e maio, assim como ocorreu em 2020 e 2021

Foto: DivulgaçãoINSS
INSS

O governo federal começa a pagar este mês o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com a antecipação da gratificação natalina de 2022 para os mais de 36 milhões de aposentados e pensionista, o governo prevê injetar R$ 56 bilhões na economia. A exemplo do que aconteceu em 2020 e 2021, os pagamentos vão ser feitos nos calendários de abril e maio.

Calendário do 13º do INSS 2022

A antecipação do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas vai ser paga seguindo o calendário regular dos depósitos do benefício. A primeira parcela será liberada a partir de 25 de abril para quem recebe até um salário mínimo e a partir de 2 de maio, para quem recebe acima de R$ 1.212.

O mesmo ocorre com a segunda parcela, que será paga a partir de 25 de maio para quem recebe até o piso e a partir de 1º de junho para quem ganha acima do salário mínimo. 

Foto: DivulgaçãoCalendário de pagamento do 13º
Calendário de pagamento do 13º

Como saber que dia será paga sua aposentadoria ou pensão?

Para saber o dia correto do seu pagamento, você primeiro precisa saber o número do seu benefício.

Cada benefício pago pelo INSS é composto por uma numeração única e segue um padrão de 10 dígitos no seguinte formato:

Número do Benefício: 999.999.999-9

O dígito que vale para saber a data certa para receber é o que está destacado acima, ou seja, o penúltimo número - ou o número final do benefíciosem o dígito.

Além dessa informação, também é necessário saber se o benefício é de até um salário mínimo ou acima dele.