Pensar Piauí

IR 2023: consulta ao 3º lote da restituição inicia nesta segunda (24)

Fisco vai pagar R$ 7,5 milhões a 5,6 milhões de contribuintes em 31 de julho.

Foto: ReproduçãoImposto de Renda 2023
Imposto de Renda 2023

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (24) a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. 5,6 milhões de pessoas (5.632.036, precisamente) vão receber e o fisco vai desembolsar R$ 7,5 bilhões, igualando o montande pago nos dois primeiros lotes.

O depósito vai ser feito no dia 31 de julho na conta informada pelo contributinte na entrega da declaração. Esta será a primeira vez - depois dos lotes pagos em maio e junho - que contribuintes fora do chamado grupo prioritário vão receber a restituição: 1.600.964 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março vão ser contemplados.

Para saber se vai receber no terceiro lote, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e, na lista de serviços, clicar em "Consultar a Restituição". Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.

Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá será possível saber o status da sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na 'malha fina'. No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso informar CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha ou fazer o login com a conta Gov.br.

Confira o calendário de restituição do IR de 2023:

1º lote da restituição - pago em 31 de maio

2º lote de restituição - pago em 30 de junho

3º lote de restituição - consulta em 24 de julho e pagamento em 31 de julho

4º lote de restituição - 31 de agosto

5º lote de restituição - 29 de setembro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS