Pensar Piauí

Homem filmado algemado a moto de PM diz: 'Cometi um erro, mas não merecia ser humilhado'

Em vídeo que viralizou nas redes, Jhonny Italo da Silva aparece cambaleando, sendo arrastado por policial em sua moto

Foto: Reprodução/TwitterHomem algemado e arrastado por PM
Homem algemado e arrastado por PM

Nas últimas semanas, um vídeo de 13 segundos rodou o Brasil. As imagens mostram um homem cambaleando enquanto é arrastado pela moto de um policial militar, onde está algemado, em uma avenida da Zona Leste de São Paulo.

O jovem é Jhonny Italo da Silva, de 18 anos. Ele estava respondendo em liberdade a um processo por tráfico de drogas e foi pego transportando maconha após bater com sua moto. Agora, preso em um centro de detenção provisória, ele escreveu um bilhete para o programa Fantástico e falou sobre a cena. 

"Me senti humilhado, tive medo de morrer. Cometi um erro, mas não merecia ser humilhado", afirma.

A cena aconteceu à luz do dia. Enquanto está filmando, o autor do vídeo que viralizou ri da situação: "Filma aí! Algemou e está andando igual um escravo. Óia. Vai roubar mais agora?" 
 


O Fantástico também conversou com uma irmã e o advogado de Jhonny. Ela admite que o irmão estava errado, mas lamenta a postura do PM e as palavras de quem gravou o vídeo. 

"Não era certo o que ele estava fazendo, mas também não foi certo o que o policial fez com ele. Ali ele estava em um momento precisando de ajuda, e não de ser julgado", afirma Larissa.

A reação das pessoas quando veem cenas de violência policial, que costuma ir do deboche ao ódio contra as vítimas, preocupa especialistas. 

"Uma imagem como aquela representa uma síntese de todos os problemas estruturais que o Brasil carrega e que foram repaginados no fim da escravidão. Eu estou falando de desigualdade econômica, do autoritarismo e do racismo. Tem algo muito errado na sociedade brasileira e nós precisamos começar a discutir com seriedade", diz o advogado e doutor em filosofia Silvio Almeida.

Veja mais detalhes em: PM arrasta homem negro algemado em moto por rua de SP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS