Pensar Piauí

Hoje é o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

E o governador do Piauí, Wellington Dias lembrou a data no twitter

Foto: TwitterDia Estadual da Pessoa com Deficiência
Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

Através do twitter o governador Wellington Dias lembrou que hoje é o Dia Estadual da Pessoa com Deficiencia. "É nosso dever trabalhar por um ambiente seguro para as pessoas com deficiência. Já evoluímos muito para um mundo mais inclusivo, mas ainda há muito o que fazer. Conto com vocês nessa caminhada!"- disse ele.

No Piauí, a data foi criada a partir da lei nº 5.341, de 29 de outubro de 2003, e visa homenagear as pessoas com deficiência do estado. O mesmo dia também é marcado pela criação da Seid e do Conede-PI.

Segundo o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, essa é uma data muito importante para a luta das pessoas com deficiência no Piauí. “Precisamos lembrar dessa data para fazer uma análise do que já avançamos e do que ainda precisamos avançar. Um dos principais avanços é a descentralização da política de saúde na área da pessoa com deficiência, que proporciona uma melhora na qualidade de vida”, diz o gestor.

De acordo com Helena Lima, presidente do Conede-PI, antes da data de criação da Seid e do conselho, não existia nenhum órgão específico para atender as pessoas com deficiência no estado. “Essa data é histórica pois, a partir daí, houve muitos avanços nas políticas públicas voltadas para esse segmento. Hoje estamos em uma situação bem diferente no estado, com avanços na área da inclusão e da acessibilidade”, declara Lima.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS