Pensar Piauí

Hoje é Dia Nacional da Consciência Negra

Em 20 de novembro de 1695,  morria assassinado Zumbi dos Palmares

Foto: DivulgaçãoZumbi
Zumbi

 

No dia 20 de novembro de 1695,  morria assassinado Zumbi dos Palmares, pouco mais de um ano depois do quilombo ter sido destruído e seus habitantes terem sido mortos.

Depois da destruição do quilombo, o líder fugiu e viveu um ano e meio se escondendo na mata mas, teve seu esconderijo denunciado por um de seus homens, que confessou sob tortura. O líder quilombola foi assassinado, teve sua mão cortada e cabeça decepada. A cabeça foi levada como um prêmio e exposta em praça pública.

A data é hoje “comemorada” como o Dia Nacional da Consciência Negra mas, por conta do apagamento da nossa história, muitos não sabem do que se trata.

Mesmo o termo tendo surgido por volta de 1970 e a luta sempre existido, a data só foi instituída em 2011 com a lei 12.519, durante o governo de Dilma Rousseff, e não é considerada um feriado nacional.

A comunidade preta destina o dia para relembrar a luta contra a opressão, comemorar suas vitórias e refletir sobre tudo o que cerca essa data. Atualmente, a data funciona como mais um dia para combater o racismo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS