Pensar Piauí

Governo gosta da covid: ela mata velhos e Previdência economiza

“É bom que as mortes se concentrem entre os idosos. Isso vai melhorar nosso desempenho econômico", disse economista da Fazenda

Foto: DivulgaçãoPrevidência Social

No dia 17 de março, quando o País sentia os primeiros impactos do novo coronavírus, a superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Solange Vieira, teria dito e a integrantes do Ministério da Saúde, segundo relatos, que a concentração da doença principalmente em idosos poderia ser positiva para melhorar o desempenho econômico do Brasil ao reduzir o rombo nas contas da Previdência. A fala foi dita em reunião fechada da qual participou o epidemiologista Julio Croda, então chefe do departamento de imunização e doenças transmissíveis do ministério, e outros integrantes da pasta. Ele confirmou ao Estadão o teor da fala.

A informação foi confirmada por outros dois integrantes do Ministério da Saúde, sob condição de anonimato, que participaram do encontro, e por outra fonte que afirmou ter tido conhecimento da fala por colegas. A economista nega e diz que defende o direito à vida e à saúde para todos. Aliada do ministro da Economia, Paulo Guedes, a superintendente foi convidada pelo então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para uma reunião com a equipe técnica da pasta.

Segundo Croda, Solange afirmou:“É bom que as mortes se concentrem entre os idosos. Isso vai melhorar nosso desempenho econômico, pois reduzirá nosso déficit previdenciário”. A fala foi inicialmente divulgada em reportagem da agência Reuters. Outra fonte que presenciou a declaração contou que Solange falou a frase “em alto e bom som”, o que foi ouvido por “muita gente na sala”.

Ainda de acordo com o relato de um integrante do Ministério da Saúde, a superintendente da Susep passou a “visão econômica” sobre o tema e deixou “todos estarrecidos”. Uma terceira pessoa que estava no encontro disse que o relato de Croda foi preciso. “Foi exatamente assim”, confirmou.

Com informações do Estadão, via DCM 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS