Pensar Piauí

Governo autoriza concursos para vagas temporárias e efetivas em 2023

Veja quais instituições farão contratações e saiba o número de vagas abertas

Foto: Ricardo StuckertLuiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou 9.585 vagas para concursos públicos da Administração Pública Federal em 2023. Do total de vagas abertas, 1.444 são para cargos efetivos. As outras 8.141 serão temporárias para atender à demanda do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com as atividades do Censo Demográfico 2020. As vagas para o IBGE foram autorizadas em portaria conjunta assinada pelos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e do Planejamento e Orçamento (MPO). As autorizações são publicadas no Diário Oficial da União.

Além do IBGE, foram autorizados concursos para o Ministério do Meio Ambiente (MMA), para a Fundação dos Povos Indígenas (Funai) e para o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI). 

De acordo com a secretária interina de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Meri Lucas, "só as áreas de educação, saúde e previdência representam cerca de 68% da nossa força de trabalho, então não é possível a gente ampliar universidades e institutos federais sem dar condições para que eles funcionem".

"Nos últimos sete anos a administração pública teve uma perda de cerca de quase cem mil servidores, que por vários motivos saíram". "Então efetivamente há uma necessidade clara do fortalecimento da capacidade estatal através da ampliação da sua força de trabalho", acrescentou.

Órgãos e as vagas autorizadas: 

- Ministério das Relações Exteriores – 30 vagas para o cargo de terceiro-secretário da carreira da diplomacia. 

O processo seletivo será realizado pelo Instituto Rio Branco, que após a publicação das regras do edital terá o prazo de dois meses para aplicar a primeira prova. 

- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – 814 

- Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – 98 

- Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) – 502 

- IBGE - 8.141 (para contratação temporária). 
 

Com informações do 247

ÚLTIMAS NOTÍCIAS